Notícias - Paróquias

Família São José festeja os 157 anos do Educandário
17/08/2018
A Família São José Operário festejou, na quarta-feira (15/08) o aniversário do Educandário Coração de Maria, que completou 157 anos na comunidade do Rio Grande, "Construindo a paz e promovendo a sabedoria". A Santa Missa foi presidida pelo padre Nedir Piovesan.
O Educandário Coração de Maria tem por missão: “promover a formação integral da Criança e Adolescente , seguindo os princípios Evangélicos e a Proposta Pedagógica da Congregação das Irmãs do Imaculado Coração de Maria, oportunizando-lhes condições para o desenvolvimento de suas potencialidades, capacitando-os para o exercício da cidadania, em vista de uma sociedade mais justa e humana.”
HISTÓRICO:
O Educandário Coração de Maria é uma obra assistencial, fundada pelo Major Miguel Tito de Sá, em 15 de agosto de 1861, com o objetivo de amparar, educar e formar para a vida, meninas órfãs desta cidade.
A casa foi edificada, inicialmente, defronte a Praça 7 de Setembro, com o nome de “Asilo de Órfãs Coração de Maria”.
No ano de 1903, com a nova construção do prédio, ainda naquela localidade, a direção interna do Educandário passa a ser realizada pelas Irmãs do Imaculado Coração de Maria, e a direção externa é entregue à Diretoria composta por membros da comunidade local. Ali, as meninas recebem aulas básicas de costura e bordado, práticas educativas, conhecimentos culinários, para que, ao saírem, possam ser ótimas donas de casa e viverem dignamente. Isto faz parte de um Projeto Educativo Cristão, que está vinculado diretamente aos costumes deixados por herança pela Fundadora da Congregação das Irmãs do Imaculado Coração de Maria, e que cada uma delas, fez permanecer e sentir em suas atitudes cotidianas, junto às meninas.
Em 1947, a entidade adquire o terreno para a construção do novo estabelecimento na Avenida Presidente Vargas tendo as obras iniciadas em 1948 e concluídas em 1953. No entanto, neste ínterim, em 1951, o Asilo prende fogo, e a edificação precisa ser concluída de maneira acelerada.
A partir de 1973 o regime de internato começou sendo substituído gradativamente pelo semi-internato, concluindo este processo de mudança no ano de 1982.
A Direção do Educandário Coração de Maria, até 2008, foi exercida pelas Irmãs., incluindo também os princípios filosóficos e pedagógicos da Congregação das Irmãs do Imaculado Coração de Maria
A partir de 2009, uma professora leiga assume a Direção dando continuidade a esse trabalho seguindo o Projeto Político Pedagógico das Irmãs do Imaculado Coração de Maria sob a orientação dessa mesma Congregação.
A Escola de Ensino Fundamental Coração de Maria funciona integrada à Instituição Mantenedora Educandário Coração de Maria, Obra Assistencial.
O Educandário é administrado por uma Diretoria e um Conselho Deliberativo e é regido por Estatutos próprios.
O Educandário Coração de Maria, em sua caminhada, realizou várias etapas de atualização com o objetivo de propiciar um ambiente onde as crianças possam desenvolver-se integralmente tornando-se capazes de exercer seus direitos como sujeitos, resgatando assim, a cidadania.
Em regime de semi-internato, são atendidas crianças de 6 à 10 anos, no horário das 7:45 às 17:10 horas. A Obra tem sob seu atendimento meninos somente no 1º e 2º ano e meninas de 1º ao 5º ano.
Como escola, atende no turno da tarde, crianças de Educação Infantil e Ensino Fundamental de 1º ao 5º ano, de ambos os sexos, desenvolvendo o ensino curricular.
Atualmente, em regime de SCFV, atendemos 152 crianças de 1º ao 5º ano, recebem três refeições diárias, instrução curricular, formação religiosa, reforço escolar, atividades recreativas, oficinas de artesanato,leitura e teatro, artes, canto, dança, balett e jazz.
Na parte da manhã atendemos num total de 258 crianças oferecendo-lhes além do ensino regular, iniciação à informática e língua estrangeira.
O Educandário Coração de Maria conta com poucos recursos que são provenientes do Brechó, de colaboradores particulares, cedência de 5 professoras da Prefeitura Municipal através da SMEd, ajuda de estabelecimentos comerciais de nossa cidade, 2 voluntárias, grupo de senhoras Amigas do Educandário e promoções feitas envolvendo Equipe Diretiva e Professoras.
Diretoria, Equipe Diretiva e Educadores reconhecem as limitações diante dos inúmeros desafios, contudo, empregam todos os esforços possíveis para atender às crianças em suas necessidades, primando pelo desenvolvimento da sociabilidade, da criatividade, auto-estima, bem como o crescimento cultural, cristão e ético.