Notícias - Igrejas no Mundo

Judeus celebram a Páscoa na Catedral Metropolitana de Porto Alegre
12/04/2017

“Esta noite todos que estamos aqui fizemos história”, disse, emocionado, o rabino Guershon Kwasniewski, da Sociedade Israelita Brasileira de Cultura e Beneficência (Sibra), ao fim do Pêssach, realizado pela primeira vez em uma Igreja Católica. A ceia da Páscoa judaica reuniu 300 pessoas no salão nobre da Catedral Metropolitana de Porto Alegre na noite da última terça-feira, dia 11.

Católicos, judeus e lideranças de outras manifestações religiosas sentaram lado a lado em grandes mesas e juntos celebraram a liberdade. O Pêssach faz memória à narrativa do Êxodo, a saída do povo hebreu do Egito após 430 de escravidão. O ritual totalmente judaico, que envolve cânticos e alimentos típicos, levou pouco mais de duas horas e foi um marco de aproximação e respeito entre religiões. 

“Queremos colocar em prática o que nos pede o Papa Francisco: construir pontes, não muros”, observou o arcebispo metropolitano, Dom Jaime Spengler. “Porto Alegre dá um exemplo ao Brasil e ao mundo. Somos a prova de que, se quisermos, o diálogo se transforma em atitude, a convivência permite o entendimento, e a partir do entendimento, consolidamos o respeito mútuo”, enfatizou o presidente da Sibra, Daniel Weiss.