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Carismas e dons que levam a Cristo Senhor
04/06/2017
Por: Padre Gerson Schmidt
A Solenidade de Pentecostes conclui o Tempo Pascal. O Espírito Santo, o Paráclito, foi prometido por Jesus para recordar tudo o que Ele nos ensinou, nos santificar e nos conduzir à Verdade plena e devemos invocá-lo diariamente, pedindo o seu auxilio. A festa da Pentecostes e as pregações de Raniero Cantalamessa, pregador da Casa Pontifícia, tanto no Advento do ano passado quando na Quaresma desse ano, referenda o espírito dos documentos conciliares, que aqui nesse espaço reavivamos. Cantalamessa propõe ao Papa e à Cúria a reflexão importantíssima da Teologia do terceiro artigo – ou seja, o Espírito Santo.
A Constituição Dogmática conciliar Lumen Gentium, no capítulo 04, aponta que, no dia de Pentecostes o Espírito Santo foi enviado não uma vez por todas à Igreja primitiva no Cenáculo, mas continuamente ilumina e conduz a Igreja e assim, constantemente, dá aos crentes acesso ao Pai por Cristo, num só Espírito (conforme Efésios 2,18).
Assim diz o texto literalmente: Consumada a obra que o Pai confiou ao Filho para Ele cumprir na terra (cfr. Jo. 17,4), foi enviado o Espírito Santo no dia de Pentecostes, para que santificasse continuamente a Igreja e deste modo os fiéis tivessem acesso ao Pai, por Cristo, num só Espírito (cfr. Ef. 2,18). Ele é o Espírito de vida, ou a fonte de água que jorra para a vida eterna (cfr. Jo. 4,14; 7, 38-39); por quem o Pai vivifica os homens mortos pelo pecado, até que ressuscite em Cristo os seus corpos mortais (cfr. Rom. 8, 10-11). O Espírito habita na Igreja e nos corações dos fiéis, como num templo (cfr. 1 Cor. 3,16; 6,19), e dentro deles ora e dá testemunho da adoção de filhos (cfr. Gál. 4,6; Rom. 8, 15-16. 26).
A Igreja, que Ele conduz à verdade total (cfr. Jo. 16,13) e unifica na comunhão e no ministério, enriquece-a Ele e guia-a com diversos dons hierárquicos e carismáticos e adorna-a com os seus frutos (cfr. Ef. 4, 11-12; 1 Cor. 12,4; Gál. 5,22). Pela força do Evangelho rejuvenesce a Igreja e renova-a continuamente e leva-a à união perfeita com o seu Esposo (3). Porque o Espírito e a Esposa dizem ao Senhor Jesus: Vem (cfr. Apoc. 22,17)! Assim a Igreja toda aparece como «um povo unido pela unidade do Pai e do Filho e do Espírito Santo (LG,04).
A Congregação da Doutrina da Fé resgata justamente esse ponto do rejuvenescimento da Igreja, obra do Espírito Santo, através dos carismas hodiernos propondo uma carta de 15 de maio de 2016, endereçada a todos os bispos católicos – Carta Iuvenescit Eclesia sobre a relação entre os dons hierárquicos e carismáticos para a vida e a missão da Igreja.