A mensagem do Papa Francisco desta terça-feira, 8 de agosto, no Twitter recorda São Domingos de Gusmão, homem de oração, fundador e Mestre Geral da Ordem dos Pregadores. O tweet diz o seguinte: hoje damos glória ao Pai pelo trabalho que São Domingos realizou, a serviço do Evangelho pregado com a palavra e com a vida.
São Domingos de Gusmão nasceu na Espanha, em 1170, e faleceu na Itália, em 1221. Ao lado de São Francisco de Assis, o mestre dos dominicanos marcou o século XIII com sua santidade vivida na mendicância e no total abandono em Deus e desapego material. Domingos iluminou o seu tempo e a Igreja com a Luz do Evangelho.
A Ordem dos Dominicanos foi aprovada oficialmente em 1216 pelo Papa Honório III, com frades pregadores disseminados pela Europa, sobretudo em Paris e em Bolonha, na Itália, principais centros universitários daquela época. Um trabalho de incessante pregação, estudo, absoluta pobreza, vida comum, debates políticos, distribuição geográfica e expedições missionárias.
Domingos de Gusmão faleceu aos 51 anos, em meio aos seus frades, no convento de Bolonha, tanto que é declarado padroeiro defensor perpétuo da cidade. Ele foi canonizado somente 13 anos depois, em 1234, pelo Papa Gregório IX, muito ligado a Domingos pela amizade.
Fonte: Rádio Vaticano