Notícias - Diocese

Escola São Luiz Gonzaga recebe homenagem pela passagem de seus 80 anos
29/11/2017
A Câmara Municipal de Vereadores realizou uma sessão especial de homenagem à Escola São Luiz Gonzaga pela passagem dos 80 anos da instituição. A sessão, conduzida pelo presidente lo Legislativo, vereador José Claudino Alves Saraiva (Charles Saraiva), foi realizada no final da tarde do dia 28 de novembro no Planário da Câmara.
Na oportunidade, a paróquia Sagrada Família Cidade também foi homenageada pelos seus 80 anos. O pároco, padre Lino Mayer, recebeu o destaque. O Bispo Emérito de Rio Grande, Dom José Mário Stroeher, participou da solenidade. 
História da Escola

Quando a cidade do Rio Grande completava seus 200 anos, nascia a Capela-Escola Jesus Maria José pelas mãos do padre Eurico de Mello Magalhães e da benemerência do cavaleiro Luiz Loréa.

    Rio Grande vivenciava um período de grande desenvolvimento através das Indústrias Pesqueiras, da Fábrica Reinghantz, da Fábrica Nova, da Swuift, da malha ferroviária e do Porto. Os operários destas empresas foram adquirindo seus terrenos e edificando suas moradias numa área que deu origem ao bairro Cidade Nova.

    O padre Eurico reunia os filhos destas famílias para dar aulas de catecismo, auxiliado pelas senhoras dona Maria Martins e dona Cândida Rocha e pelos jovens da Congregação Mariana.

    O padre Eurico percebendo a necessidade de um espaço que congregasse essas crianças foi buscar auxílio e em 1937 era inaugurada a Capela-Escola Jesus Maria José, com o apoio fundamental de Luiz Loréa. Até 1951, o atendimento à capelinha era feito pelo padre Eurico, auxiliado pelo padre Egídio Oberfeld, então capelão da Santa Casa. A escolinha transformou-se numa creche e foi entregue às irmãs de São José.

    Por alguns anos a Escolinha Jesus, Maria, José funcionou como escola-igreja e a partir dos ensinamentos religiosos as crianças aprendiam a ler e a escrever.

    No ano de 1951, mais uma vez com a inestimável ajuda de Luiz Loréa o espaço foi ampliado e a escola recebe o nome de São Luiz Gonzaga, o santo protetor das crianças e dos jovens e de grande devoção de Luiz Loréa.

    Em 1954, o ex-aluno da escola Roberto Silva foi ordenado padre e em 1956 foi a vez do ex-aluno. Elcy Beiro, figura carismática que dedicou-se sobremaneira à instituição, contribuindo com seu trabalho e afinco para a grandeza da escola. Padre Elcy Beiro tornou-se o diretor da escola e pároco da Igreja Sagrada Família, dedicando sua vida a essa obra.

    A história do Rio Grande e a história da Escola São Luiz Gonzaga se entrelaçam. Novamente a cidade vive um tempo de grandes investimentos e a escola reinventa-se para fazer parte desse processo. A Escola São Luiz Gonzaga mais uma vez se põe atenta às mudanças, aos desafios, integrando-se ao desenvolvimento da cidade e entregando-se a sua grande missão: a construção de novos saberes, através de seu qualificado corpo docente, da Escola de Pais, do Projeto Solidário Luizinho, da Caminhada da Aliança, da Vigília Esportiva, do Projeto Literário, da parceria com a Secretaria de Educação e com a Mitra Diocesana. Todos esses investimentos para que os alunos vivam intensamente o presente participando destes novos tempos.


Galeria de fotos