Notícias - Diocese

Bispo divulga carta às Irmãs Escolares de Nossa Senhora
02/12/2017

Queridas Irmãs Anselma Bif e Teresa Lourdes Stroeher

Querido povo de Deus,

 

Primeiramente gostaria de justificar minha ausência, por questões da Assembleia da Pastoral da Saúde, em Porto Alegre, da qual eu sou o referencial no Regional Sul 3.

Mas estou unido em oração e gostaria de expressar toda minha gratidão pelos trabalhos realizados pelas irmãs Escolares de Nossa Senhora durante esses vinte sete anos, em Tavares. Todos reconhecemos as obras que as irmãs realizaram nas comunidades do município de Tavares e de como se dedicaram ao cuidado e zelo da pastoral.

Fui visitar à Provincial Irmã Ana Maria Elena Rivas, em Porto Alegre, para comunicar a minha intenção de elevar a comunidade de Santo Antonio à Paróquia e agradeço muito a acolhida na casa Provincial.

A intenção tornar Paróquia é para cumprir uma promessa que Dom José Mário havia feito que, se Tavares desse um padre, então, um dia, seria elevada a tal. E, por graça de Deus Tavares não deu somente um padre, mas três padres, que hoje servem a Diocese com muito amor e dedicação e, aos quais tenho muito consideração. Assim, desde que cheguei a Diocese essa pendência vinha sendo cobrada pelos Tavarenses.

E, depois da visita Pastoral missionária, tive a convicção de que, de fato, isso seria possível, e o povo de Deus de Tavares, pela dedicação, fé e perseverança, tem todas as condições e é merecedor de receber a dignidade de Paróquia. Naturalmente que para a criação da Paróquia temos que buscar uma nova configuração das comunidades, da parte administrativa, da estrutura patrimonial, da casa paroquial, tudo em vista de uma adequação a essa nova realidade, agora sob os cuidados do Pe. Márcio Gonçalves.

Para a Provincial Ir. Ana, coloquei a Diocese à disposição das Irmãs da congregação para outras frentes de trabalho, inclusive em Rio Grande, de modo que nunca fechamos a possibilidade da presença das Irmãs em nosso meio.

A Irmã Ana muito gentilmente veio até o Rio Grande para comunicar a decisão de que as Irmãs chegaram, no Conselho Provincial, em profundo discernimento com as Irmãs Anselma e Teresa que, a Congregação estaria deixando a Diocese, no dia primeiro de dezembro do corrente ano.

Respeitando plenamente a decisão do Conselho e o discernimento das irmãs Anselma e Teresa, resta-me expressar o meu mais profundo agradecimento e consideração por todos esses anos trabalhados e dedicados incansavelmente no Município de Tavares.

Desejo que as Irmãs Escolares possam continuar vivendo seu carisma como educadoras, a exemplo de sua fundadora, Madre Tereza.

Contem com minha oração e minha benção.

Rio Grande, 28 de novembro de 2017.

+Ricardo Hoepers

 

Galeria de fotos