Dom Ricardo recebe o título de Cidadão Rio-Grandino dia 21
Neste quinta-feira, 21 de janeiro, a Câmara de Vereadores de Rio Grande vai realizar a solenidade de outorga dos títulos de Cidadão Rio-Grandino e Medalhas de Mérito Comunitário. O Bispo Diocesano Dom Ricardo Hoepers receberá o título de Cidadão Rio-Grandino. A solenidade de entrega será realizada às 19h no Teatro Municipal de Rio Grande.
DOM RICARDO HOEPERS - BISPO DIOCESANO DO RIO GRANDE
Dom Ricardo Hoepers, natural de Curitiba, com 47 anos, atua como Bispo da Diocese do Rio Grande desde 03 de junho de 2016. Escolhido pelo Papa Francisco, Dom Ricardo substituiu o Bispo Emérito Dom José Mário Stroeher que esteve a frente da Diocese durante 30 anos.
Dom Ricardo Hoepers é Mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná e Doutor em Teologia Moral e Bioética pela Pontifícia Universidade Lateranense de Roma. Em Curitiba, além de atuar como Padre dedicou-se nas áreas da Saúde e da Educação. Na CNBB, Regional Sul 3, é o referencial da Pastoral da Saúde, Pastoral da AIDs, Pastoral da Sobriedade e da Bioética. Na Província Eclesiástica de Pelotas é o Diretor do Instituto Superior de Formação Humanística da Universidade Católica de Pelotas.
Desde que chegou na Diocese iniciou um trabalho de visitação de todas as comunidades nos seis municípios que a compõe. Sob sua responsabilidade estão 17 paróquias somando um total de 123 comunidades. Para realizar o atendimento dessas comunidades conta com uma equipe de primeiro escalão com 32 sacerdotes, 12 Diáconos permanentes, 40 religiosas, cinco irmãos religiosos. Conta com um número de lideranças leigos e leigas que se organizam nas paróquias através de Conselhos que auxiliam na condução das comunidades. Um número grande de Movimentos de Família e de Juventude dinamizam a Diocese procurando fortalecer novas lideranças católicas. A Diocese tem sete escolas Confessionais Católicas, mas Dom Ricardo também visitou 90% das escolas Públicas durante seu primeiro ano de episcopado propondo projetos de parceria, especialmente com os Temas da Campanha da Fraternidade. Está organizando o Setor Social da Diocese onde atuam vários movimentos e Pastorais: Cáritas, Pastoral Carcerária, Pastoral da AIDs, Pastoral da Saúde, Pastoral da Sobriedade, Pastoral da Criança, Pastoral do Migrante, Pastoral da Pessoa Idosa, Vicentinos. Na Diocese também são desenvolvidos trabalhos com a recuperação de dependentes químicos e, muitas comunidades tem um trabalho permanente de apoio a famílias necessitadas. Dom Ricardo Hoepers vem mobilizando e organizando a comemoração do Jubileu de Ouro da Diocese do Rio Grande que será em 2021.
HomenageadosVinte e um profissionais de diversas áreas vão receber o título de Cidadão Rio-Grandino. São Eles: André Luiz Borba Loureiro; Antônio Paraguassu Sarturi Paim; Ten. Cel. Cafrlos Alberto Brusch Terres; Cid Fernandez Curte Branco; Danilo Giroldo; Eduardo Battagglia Krause; Filipe Geannichini Rodrigues; Jane Conceição de Lima Borghetti; Joel Jesus Silveira de Ávila; Julio Alberto Techera Arambilete; Luís Alberto Diaz de Oliveira; Luiz Edi Figueira Alves; Márcio Danilo Elert; margarete Silva de Melo; Renato Aldair Menezes da silveira; Bispo Dom Ricardo Hoepers; Vitor Mendes Magalhães e Wilhelm Kurt Schilewe.
Recebem a medalha de Mérito Comunitário: Antônio Carlos Giesta, André Minoru Shim Liki, Casa Vida, Golbery Minuto Gaubert, Luize Dorneles e Vagner de Oliveira Duarte.
Presidirá a solenidade o vereador José Claudino Alves Saraiva (Charles Saraiva), presidente do Legislativo Municipal.