Notícias - Diocese

Entrevista com dona Maria do Carmo enriquece a memória da Diocese
02/01/2018
Neste início de ano, a Comunicação da Diocese do Rio Grande iniciou uma série de pesquisas e entrevistas que valorizam  a  história  e preparam para o Jubileu de Outro, que será festejado no ano de 2021. 
A entrevistada do dia 2 de janeiro foi com a dona Maria do Carmo Rodrigues, professora aposentada. Aos 86 anos e uma lucidez cristalina, ela contou sobre a criação da Diocese e a chegada do primeiro Bispo, Dom Frederico Didonet, que recebeu a Ordenação Episcopal em 12 de setembro de 1971, na cidade do Rio Grande, com o lema: “Vim para servir!".
Dona Maria do Carmo descreve o perfil carismático e humilde de Dom Frederico e conta que ele era carinhosamente chamado de Fredy pelos jovens da época. O depoimento dela inclui frases como: "Ele estava sempre à disposição das pessoas".
A história de vida da professora tem uma ligação forte com Dom Frederico, porque ela cuidou do Bispo quando ele ficou doente. Quando ele faleceu, em 4 de outubro de 1988, "O enterro dele foi uma verdadeira procissão", enfatizou.
O depoimento de Dona Maria lembra, do início ao fim, que o objetivo do primeiro Bispo do Rio Grande foi criar uma Diocese unida, dinâmica e missionária, características que se mantêm até os dias de hoje.