Notícias - Diocese

Padre Eduardo fala sobre a importância de Nossa Senhora dos Navegantes para os pescadores
27/01/2018
O padre Eduardo de Oliveira, pároco da Matriz São José, explica a importância da 207ª Festa de Nossa Senhora dos Navegantes para a região, cuja matriz econômica baseia-se na pesca e na agricultura. Em entrevista à Comunicação da Diocese, ele fala, com entusiasmo, sobre a programação, cuja novena começou no último dia 24 e sobre o sentido da grande festa do dia 2 de fevereiro. "A Festa, em São José do Norte, é a festa dedicada à Nossa Senhora do Navegantes mais antiga do Estado. É reconhecida como patrimônio Cultural do Estado do Rio Grande do Sul", esclarece.
De acordo com o padre Eduardo, a economia de São José do Norte tem matriz na agricultura, sobretudo na produção de cebola, e na pesca  de peixe e camarão. Por isso, os pescadores se identificam muito com Nossa Senhora dos Navegantes e São Pedro. "Muitos carregam, em seus barcos, a imagem de, ao menos, um deles, como forma de invocar sua proteção e bênção nesta árdua atividade. No dia 1º de fevereiro, a pesca de camarão é liberada e há uma expectativa muito grande quanto a isso, porque, há quatro anos, a safra de camarão tem sido escassa. Certamente, a festa invoca essa benção da Mãe de Jesus", salienta o pároco.
Novena
Sobre a novena de preparação para a festa, padre Eduardo de Oliveira adianta que, neste ano, a comunidade São José está refletindo o tema assumido pela 36ª Assembleia Diocesana: "Não fostes vós que me escolhestes, mas eu vos escolhi". Ele complementa: "Ao longo desses 9 dias, refletiremos as exigências da evangelização e as virtudes teologais, a fim de aprofundar a fé pascal recebida no batismo. especialmente, desde a visita pastoral de Dom Ricardo. O povo nortense sente saudades de nosso Bispo Diocesano. Dia 2 de fevereiro será, além de ocasião de celebrar a vida e o trabalho dos pescadores, uma celebração de reencontro com nosso pastor diocesano".
Festa
No dia 2 de fevereiro, quem chegar à Hidroviária do Rio Grande vai encontrar lanchas disponíveis em horário normal de dia de semana (a cada meia hora), informa o padre. Segundo ele quem deseja participar da procissão marítima deve procurar a secretaria da paróquia para adquirir sua pulseira por valor simbólico de R$ 5. Cada tripulante deverá portar um colete salva-vidas e será proibido portar e beber bebida alcoólica durante a procissão.
Horários
A novena vai até o dia 1º de fevereiro, sempre às 20h na Matriz São José. No mesmo período, transcorrerá o Terço Matinal, com início às 7h30min. No dia 2 de fevereiro, haverá Missa Festiva às 10h30min na Matriz, presidida por Dom Ricardo Hoepers; procissão marítima às 15h e procissão terrestre, às 18h30min.

Galeria de fotos