Pastoral de Educação da Diocese participa de Congresso na Colômbia
O coordenador da Pastoral de Educação da Diocese do Rio Grande, irmão Claudiano Tiecher participou, em Bogotá, na Colômbia, do 25º Congresso Interamericano de Educação Católica Promovido pela Confederação Interamericana de Educação Católica, que aconteceu de 10 a 12 de janeiro. O evento contou com uma delegação da Rede Marista e um total de 1300 congressistas de todos os países da América.
O congresso teve como tema principal a Gestão para a aprendizagem, a inovação e a criatividade. Os objetivos do congresso seguiam a linha de repensar o papel da Escola Católica na América, a partir do diálogo com as novas pedagogias e metodologias contemporâneas gerando um espaço de reflexão para a Escola Católica da América. Permitindo, dessa forma, tornar sua proposta educacional transparente e criativa em seus objetivos, clara em suas definições, fundamentos epistemológicos e metodologias, e coerente com as atuais mediações pedagógicas, além de propiciar espaços de integração que permitam pensar a práxis educacional católica da América de forma articulada, inovadora e criativa.
O irmão Claudiano Tiecher salienta que a Escola Católica de hoje vislumbra tempos de criatividade e esperança, momentos em que a força, a coerência e a consistência da proposta, são um novo sinal, trarão ar e significado para a infância e a juventude das realidades da América. Ele destacou o foco na educação para a interioridade como uma tendência, no atual contexto contemporâneo e digital, buscando que crianças e jovens experimentem uma educação profunda e enraizada nos valores evangélicos.
Tiecher ainda acrescenta alguns questionamentos oportunos para a ação da escola Católica em nossa Diocese que serão elencados na pauta do trabalho da Equipe de Pastoral de Educação Diocesana.
• Qual é a utopia pedagógica do Evangelho? Para quem estamos educando? Estamos educando crianças e jovens do século XXI para este século?
• Que metodologia educacional nos apresenta o Evangelho para responder aos novos contextos? Quais são, então, as metodologias e abordagens que devem ser consideradas e colocadas em prática na escola católica?
• Que dinâmica a escola católica precisa ter para aproveitar a tecnologia em seus projetos educacionais e pastorais?
• Como educar para a interioridade e para a contemplação no mundo digital?
A Equipe Diocesana de Pastoral de Educação iniciará as suas reuniões sistemáticas e divulgará as atividades do ano, que são abertas a todos os professores das escolas católicas e públicas da Diocese.
Texto base: Comunicação Colégio Marista São Francisco