A tarde dessa segunda-feira (26/03) movimentou a Mitra
Diocesana. Jornalistas de rádio, jornal e televisão participaram de uma
coletiva de imprensa com Dom Ricardo Hoepers. O Bispo Diocesano falou sobre a
Semana Santa, a Campanha da Fraternidade e o Projeto “Cada comunidade uma
vocação”.
Na capela Cristo Ressuscitado, Dom Ricardo explicou que a Semana Santa convida para uma grande reflexão e espiritualidade. Assim como Jesus Cristo morreu e ressuscitou, a humanidade é convidada a viver uma vida nova a partir desse período. “Páscoa é passagem da morte para a vida. Então é um convite para todos nós vivermos com intensidade este momento: olhar para dentro, ver o que nós precisamos melhorar e renovar os nossos propósitos, fazer novos propósitos para o futuro e acreditar em um mundo melhor. Jesus veio para nos dar essa esperança”, argumentou.
Peixe e chocolate
Questionado sobre a abstinência de carne vermelha na Sexta-feira Santa, o Bispo lembrou que o peixe, que valoriza o trabalho dos pescadores do Rio Grande, significa penitência e sacrifício pelo bem de alguém. Deixar de comer carne tem mais valor quando se pratica o bem.
A respeito das comprar de chocolate, Dom Ricardo lembrou que a vida de consumo e os presentes podem “tirar o foco” da oração e da caridade. “Você vai se reuniu com a sua família, então é o momento de fazer uma oração, especialmente sobre o tema da Campanha da Fraternidade deste ano: Superação da Violência. Por que não fazermos uma oração em família, pedindo a paz: paz no mundo, paz no nosso país, paz na nossa cidade? O mundo pode melhorar, dependendo de cada um de nós, já que a sociedade clama por segurança”, orientou o Bispo
“Em cada comunidade uma nova vocação”
O Projeto “Em cada comunidade uma nova vocação” será lançado na Missa dos Santos Óleos e de renovação dos votos dos sacerdotes da Diocese, na Quinta-feira Santa, às 10h, na Catedral de São Pedro. A partir desta data, cada comunidade vai rezar por suas vocações. Vídeos vão ser gravados, mostrando a vida de padres, religiosos e religiosas.