Notícias - Diocese

Dom Ricardo convoca Pastoral Familiar
03/04/2018

Meus caros irmãos e irmãs que se dedicam às famílias,         

      É com muita alegria que volto a me comunicar com vocês para dar notícias sobre a Implantação da Pastoral Familiar em nossa Diocese.

Temos feito avanços com passos seguros e construindo um PROCESSO GRADATIVO para a estruturação da Pastoral Familiar em âmbito diocesano.                 

Quando, em 28 de setembro de 2017, realizamos nossa reunião com a sala repleta de casais, no Centro de Pastoral, tivemos a sensação de que o Espírito Santo estava soprando e nos impulsionando para nossa integração. Apresentei os objetivos da Pastoral Familiar, sua estruturação e deixei bem claro que, independente do nome do movimento ou grupo que se participa, TODOS estavam sendo convidados para fazer parte da Pastoral Familiar, pois se trata    de um serviço eclesial em que TODOS podemos e devemos atuar e participar.   Então, foi decidido convidar o Pe. Edson, assessor da PF do Regional Sul3, que se fez presente generosamente em nossa Diocese no dia 13 de novembro de 2017. Ele motivou ainda mais nosso grupo inicial, apesar que nem todos os que estavam na primeira reunião compareceram. Tenho dúvida se foi uma questão de data ou de algum erro na nossa comunicação. O fato é, que Pe. Edson deu mais um impulso na PF nos motivando a realização dos Encontros de Implantação da PF propostos pelo Nacional.          

No dia 24 de novembro de 2017 enviei uma carta propondo que recomeçássemos o processo no início do ano seguinte (2018), pois eu estava terminando as visitas Pastorais e não teria condições de acompanhar os estudos naquele início de dezembro. No dia 08 de fevereiro de 2018, convidei o Pe. John, o qual escolhi para ser assessor diocesano da Pastoral, para um encontro no qual era necessário colocá-lo a par do processo que já havíamos feito. O casal Silvio e Selma nos ajudaram a contextualizar o assessor, já que eles já vinham participando dos encontros em nível de Regional Sul3, nos últimos anos.

Achei por bem, darmos início a uma equipe colegiada para que organizasse, no início desse ano, a proposta de ação da PF, e no dia 11 de fevereiro foram convidados os coordenadores dos movimentos mais tradicionais da Diocese: MFC, Cursilho e Bom Pastor. O colegiado da PF fez mais uma reunião no dia 28 de fevereiro de 2018, no Cassino e, dessa forma, o assessor foi retomando o processo e projetando estratégias para implantação da PF, através da participação de todos os setores que trabalham com famílias na diocese.    

Nesse ínterim, por ocasião da realização da 17º Assembleia da Pastoral Familiar em Porto Alegre, nos dias 17 e 18 de março de 2018, onde se  faria presente o Pe. Jorge, assessor Nacional da PF, tínhamos que mandar representantes. Como precisávamos de três casais para representar os setores pré-matrimonial, o pós-matrimonial e os casos especiais, então foram inscritos: Silvio -Selma, Rudi - Rosi e Paulo - Maria Regina.    

Assim, tivemos a grande alegria de termos a representação completa para que, desse modo, nossa Diocese estivesse presente nos grupos que tratam das diretrizes de cada uma dessas dimensões da PF.                       

Feito todo esse processo, no dia 23 de março, decidi nomear oficialmente, a COMISSÃO DIOCESANA da PF.  A comissão terá a função de IMPLANTAR, a nível diocesano, o PROCESSO ESTATUTÁRIO OFICIAL de acordo com as diretrizes da Regional Sul3 da Pastoral Familiar. Essa comissão será também responsável por ORGANIZAR o curso de Implantação e COMPOR AS EQUIPES de trabalho para os três setores nas paróquias: pré-matrimonial; pós-matrimonial e casos especiais.                                

Assessor Eclesiástico:              Pe. John Cleber

Casal Coordenador:                Sílvio e Selma Prietsch

Setor Pré-matrimonial:          Paulo e Maria            Regina            Freitas

Setor Pós-matrimonial:          Alessandro e Letícia Vieira

Setor Casos Especiais:             Edison e Giovana Cruz        

Com isso, venho CONVOCAR a todos os que trabalham com “Família”, na Diocese do Rio Grande, para participar da reunião que será realizada para dar continuidade ao processo de Implantação da Pastoral Familiar na nossa Diocese.      

       

REUNIÃO DA PASTORAL FAMILIAR

CONVOCAÇÃO PARA TODAS AS LIDERANÇAS QUE TRABALHAM COM FAMÍLIAS

       

DIA 05 de abril – quinta-feira          

HORÁRIO: 19h30m   

LOCAL:            CENTRO DE PASTORAL        

           

Pauta:

•      Curso de Capacitação – definição de agenda         

•      Semana da Família 2018      

•      Vinda do Assessor Nacional da PF em Rio Grande – 01 e 02 de Setembro 2018 

•      Definição e Composição dos Setores (quem vai trabalhar em que?)       

                       

Conto com a presença de todos. Vamos priorizar a Família e garantir a dignidade do matrimônio, da promoção e da defesa da vida e dos valores cristãos. 

Invocamos a Sagrada Família: Jesus, Maria e José, que abençoe nosso projeto de Implantação da Pastoral Familiar em nossa Diocese.       

     

Rio Grande, 28 de março, terça-feira Santa de 2018.  

     

 

Dom Ricardo Hoepers

Bispo da Diocese do Rio Grande