O Conselho Nacional de Igrejas Cristãs (Conic) de Rio Grande inicia, neste domingo (13), a programação da Semana de Oração pela Unidade Cristã (SOUC). Conforme o reverendo Ramacés Hartwig, o evento visa mobilizar igrejas e comunidades cristãs tanto em Rio Grande como em todo o Brasil e em todo o hemisfério Sul. O tema deste ano é: “A Mão de Deus nos une e liberta”, inspirado em Êxodo 15,1-21.
O reverendo convida os bispos Dom Ricardo Hoepers e Dom José Mário Stroeher, padres, diáconos, religiosos e religiosas, leigos e demais lideranças.
Confira os eventos e os locais:
13Domingo – Domingo da Ascensão e Dia das Mães – Celebrações comunitárias
14segunda – 19 h – Celebração de abertura na Egreja do Salvador Igreja AnglicanaIEAB;
16quarta – 15 h – Chá da Unidade e confraternização na Igreja do BonfimICAR;
18sexta – 17 h – Celebração Ecumênica na Capela da Santa Casa;
20Domingo de PENTECOSTES – 10 h - Celebração de encerramento da Semana de Oração
(na Egreja do Salvador) e Almoço da Unidade (12h na Igreja São MiguelIECLB).
Histórico
O material da SOUC2018 foi preparado pelas Igrejas do Caribe, cujo nome de origem indígena, do povo Kalinago, é uma vasta extensão geográfica que inclui ilhas e territórios continentais, com uma rica e variada coleção de tradições étnicas, linguísticas e religiosas. É também uma região que possui complexa realidade política, com uma variedade de organizações governamentais, incluindo desde territórios coloniais (ingleses, holandeses, franceses e americanos) até nações republicanas. Constata-se que, nos anos de colonialismo e escravidão, a ação missionária, com poucas exceções, muitas vezes justificava e reforçava a triste e desumana realidade da escravidão. No entanto, se por um lado a Bíblia era utilizada para justificar a escravidão, por outro, nas mãos dos escravizados, tornou-se uma inspiração, uma garantia de que Deus estava ao lado dos oprimidos. Este Deus, diante dessa inspiração libertadora, os conduziria à liberdade.
Resgatando a história e as consequências do colonialismo, tanto no Caribe quanto na América Latina, a SOUC 2018 convida para refletir sobre o trabalho análogo à escravidão que, no século XXI, fere tanto a humanidade quanto a imagem de um Deus de amor e liberdade. A escravidão e o trabalho humano degradante é um desafio contemporâneo a ser assumido pelas igrejas. No Brasil, o material da SOUC foi adaptado pelo Conselho de Igrejas para Estudo e Reflexão (CIER), de Santa Catarina.
SOUC: atendendo ao desejo do próprio Jesus - Promovida mundialmente pelo Conselho Pontífice para Unidade dos Cristãos (CPUC) e pelo Conselho Mundial de Igrejas (CMI), a Semana de Oração pela Unidade Cristã (SOUC) acontece em períodos diferentes nos dois hemisférios. No hemisfério norte, o período tradicional para a Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos é de 18 a 25 de janeiro. Essas datas foram propostas em 1908, por Paul Watson, pois cobriam o tempo entre as festas de São Pedro e São Paulo, e tinham, portanto, um significado simbólico.
No hemisfério Sul, as Igrejas geralmente celebram a Semana de Oração no período de Pentecostes (como foi sugerido pelo movimento Fé e Ordem, em 1926), que também é um momento simbólico para a unidade da Igreja. No Brasil, o Conselho Nacional de Igrejas Cristãs (CONIC) lidera e coordena as iniciativas para a celebração da Semana em diversos estados. Levando em conta essa flexibilidade no que diz respeito à data, estimulamos a todos os cristãos, ao longo do ano, a expressar o grau de comunhão que as Igrejas já atingiram e a orar juntos por uma unidade cada vez mais plena, que é desejo do próprio Cristo: “para que TODOS SEJAM UM” (Jo 17,21).