30/05 - 12h30min
O bispo do Rio Grande (RS), Dom Ricardo Hoepers, participa, nesta manhã (30/05) do Seminário para debater a Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) 442, que tramita no Supremo Tribunal Federal (STF). Ele representa o presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Dom João Bosco Barbosa de Souza.
A ADPF 442 é mais uma das iniciativas que buscam por meio judicial a legalização do aborto no Brasil, mecanismo criticado pela CNBB na nota “Pela vida, contra o aborto” publicada em abril do ano passado.
Dom Ricardo faz parte da formação da terceira mesa de trabalho da manhã. Há pouco, falou o padre Rafael Solano, colombiano naturalizado brasileiro, sacerdote da arquidiocese de Londrina (PR). Mestre e doutor em Teologia Moral pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma e pós-doutorado em Teologia Moral e Familiar pelo Pontifício Instituto João Paulo II de Roma, Universidade Lateranense de Roma, atua como consultor da CNBB setor vida e família e como professor de Teologia Moral e Bioética na PUC (PR), Campus Londrina. O padre falou sobre os fundamentos teológicos em defesa da vida, citando São Tomás Aquino. "Um Estado que mata os seus é imaturo", afirmou.