Notícias - Diocese

Missa de Corpus Christi motiva o amor responsável
31/05/2018
“Me chamaste para caminhar na vida contigo, decidi para sempre seguir-te e não voltar atrás.” Cantando essa canção, os fiéis de Rio Grande iniciaram a Missa de Corpus Christi na tarde dessa quinta-feira (31/05) no Ginásio do Colégio Salesiano Leão XII,  presidida pelo Bispo Diocesano Dom Ricardo Hoepers e concelebrada pelo Bispo Emérito Dom José Mário Stroeher e os padres da Diocese. O tempo chuvoso não permitiu a caminhada pelas ruas, mas o acolhimento dos Salesianos proporcionou momentos de grande fé e devoção no interior do ginásio, culminando com a adoração a Cristo Eucarístico.
Dom Ricardo iniciou a Missa salientando que a chuva caída trazia graças e que todos deveriam rezar pelos que não puderam comparecer, sobretudo pelos doentes.  Diante do Clero e dos fiéis, o Bispo chamou ao altar - carinhosamente preparado com velas e sal, simbolizando a luz do mundo e o sal da Terra – o grupo de novos Ministros da Eucaristia e concedeu-lhes uma bênção especial. Ele disse para os ministros sentirem a força e o peso da responsabilidade assumida. “É preciso dobrar os joelhos. Ter Jesus como mestre e senhor”, afirmou.
Em sua Homilia, Dom Ricardo salientou a origem da Solenidade do Corpo e Sangue de Cristo. A festa de Corpus Christi foi oficialmente instituída em 1264, para ser celebrada na quinta-feira depois da oitava de Pentecostes. Destacando o primeiro milagre eucarístico, quando o pão e o vinho consagrados se transformaram em carne e sangue, o Bispo lembrou: “Felizes os que creem sem terem visto. Quando comungamos, sentimos sua presença. É um ato de fé. Nós temos acesso ao pão espiritual que nos dá força”.
Ao final, o Bispo do Rio Grande – que esteve em Brasília na véspera, onde representou a CNBB no Seminário para debater a Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) 442/STF pela legalização do aborto para até 12 semanas de gestação – enfatizou: “Não tenha medo de fazer sacrifícios por quem ama. Porque Deus confiou essas pessoas às suas mãos”, pedindo que ninguém viva amores passageiros e descartáveis, transformando a vida em objeto e querendo fazer aborto. “Quando estamos com Deus, temos responsabilidades. Sem Deus, tudo pode. Quando for beijar o seu esposo ou sua esposa, quando for levar seu neto na escola, faça com amor, porque a vida é curta. Faça do seu dia-a-dia um corpo ressuscitado cheio de esperança. Jamais Deus vai nos deixar desanimar”, concluiu.
Os fiéis presentes na Missa manifestaram verdadeiramente sua fé. Com olhos cheios de lágrimas, abasteceram-se com Jesus Eucarístico e com as palavras de fé e amor proferidas por Dom Ricardo Hoepers. O Bispo pediu palmas à organização dos Salesianos, às equipes que elaboraram os painéis, ao Ministério de Música, aos coroinhas e a irmã Clecimara Santini.

Fotos: Stela Trevisan
Veja mais fotos na Galeria de Fotos deste site.

Galeria de fotos