Em novembro, mês em que a Caritas Brasileira celebra 60 anos de existência, os membros da Caritas Diocesana do Rio Grande estiveram reunidos para a escolha da nova diretoria. A equipe que dinamizará a Caritas Diocesana no biênio 2016/2018 é constituída por:
• Presidente: Padre Lino Mayer
• Vice-Presidente: Diácono Carlos Augusto Ricarte
• 1º Secretário: Maria da Conceição Gomes Nogueira
• 2º Secretário: Zaira Rodrigues de Araujo
• 1º Tesoureiro: Diácono João Luiz Uliano Maiato
• 2º Tesoureiro: Renato Freitas
Também foi eleito o Conselho Fiscal, sendo os titulares: José Vanderlei Veiga Rodrigues, Magda Esther de Oliveira Lopes e Diácono Celso Krause; e a Equipe Executiva, Irmã Ariete D´Agostini.
A Caritas Diocesana, fundada em 14 de Junho de 1972, “tem seu olhar voltado às populações em situação de vulnerabilidade, das zonas urbanas, rurais, beneficiando as diversas populações: negros, quilombolas, pescadores, trabalhadores, migrantes, refugiados,... realizando ações concretas de emancipação, dignidade e superação das pessoas” (Maiato, Ricarte e D´Agostini). Atua em diversas frentes de trabalho, auxiliando em campanhas solidárias e de conscientização, organizando seminários, realizando bazares, incentivando o voluntariado, fortalecendo as Pastorais Sociais (Saúde, Migrante, Criança, Juventude e Aids), bem como a participação em assembleias, seminários, fóruns da Caritas Regional e Interdiocesana. A Caritas Diocesana tem vários objetivos, dentre eles, fomentar e administrar o Fundo Diocesano de Solidariedade.
Andréia Pires
Jornalista