Em 06 de Novembro, a Diocese do Rio Grande viveu a celebração de dois jubileus: 40 anos de Ordenação Sacerdotal de Padre Nívio Jesus da Silva Hammes e os 60 anos de Vida Religiosa Consagrada de Irmã Angelina Reffatti.
Pe. Nívio, sacerdote da Congregação Salesiana, nasceu em São Lourenço do Sul/RS. Escolheu como lema sacerdotal: "Anunciar o Amor Libertador" e foi ordenado, no dia 07 de novembro de 1976, por Dom Jaime Chemello, bispo diocesano de Pelotas. Prestou diversos trabalhos para a Congregação em diferentes cidades brasileiras e em 2015, chegou à Diocese do Rio Grande para assumir os cargos de diretor institucional no Liceu Salesiano Leão XIII e Pároco na Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora.
Pe. Nívio estudou Filosofia durante o tempo de Seminário, é licenciado em Letras (Inglês), bacharel em Teologia, pós-graduado em Estudos Bíblicos e formado no Curso de Dicção e Interpretação Poética. Por ocasião de seu jubileu sacerdotal expressou que "É uma alegria festejar esta data. Elevo a Deus minha ação de graças por ter me chamado a servi-lo, na missão de educar e evangelizar os adolescentes, os jovens e as classes populares, seguindo o carisma de Dom Bosco. O bem que a gente pode realizar nestes 40 anos, tudo é graça de Deus. Renovo minha adesão e entrega a esta missão. Sei que a bênção de Deus, a luz e a força de seu Espírito, não me faltarão. Conto também com a oração e o apoio da família salesiana e da Igreja diocesana rio-grandina, Sacerdote para anunciar o amor libertador."
Ir. Angelina nasceu em Marcelino Ramos/RS, é religiosa na Congregação das Irmãs de São José de Chambéry e, além do jubileu de Consagração, celebrou 80 anos de vida. Trabalhou durante mais de 20 anos em Porto Alegre/RS no Educandário São João Batista, um centro para reabilitação de crianças e jovens portadores de necessidades especiais. Chegou à Diocese do Rio Grande em 1980, para trabalhar na Casa da Criança Sagrado Coração de Jesus, como vice-diretora. Após, desenvolveu diversos trabalhos na Diocese, sendo mais conhecida e lembrada por sua atuação no Colégio Santa Joana d'Arc, desde 1995. Atualmente, é membro da Equipe Diocesana de Liturgia, visita doentes, auxilia na Saúde Popular e no grupo de Leigos e Leigas do Pequeno Projeto (LLPP), ligado à Congregação das Irmãs de São José.
Ir. Angelina tem como lema "Enquanto eu viver hei de cantar as maravilhas do Senhor" (Salmo 103) e agradece a todas as manifestações de carinho e reza pelas vocações: "Celebrando meus 60 anos de Vida Religiosa Consagrada, no seguimento a Jesus Cristo, no serviço aos irmãos e irmãs, LOUVO e AGRADEÇO: a Deus que me acolheu; minha família que me apoiou; à Congregação que me acolheu; e a todas as pessoas que ajudaram a construir minha história. São José abençoe e interceda pelas diferentes vocações".
A Diocese do Rio Grande agradece pelo testemunho e pelas vidas a serviço do Reino de Deus de Pe. Nívio e Ir. Angelina. Que São Pedro e Nossa Senhora de Fátima os abençoem.
Andréia Pires
Jornalista