Notícias - Diocese

37ª Assembleia Diocesana de Pastoral começa com oração e assessoria de Dom Ricardo
25/11/2018
Neste domingo (25/11), a 37ª Assembleia Diocesana de Pastoral reuniu representantes de todas as paróquias da Diocese, pastorais e movimentos. Cerca de 220 padres, diáconos, seminaristas, religiosos e leigos dedicaram o domingo para escolher as prioridades que serão trabalhadas em 2019. O encontro teve como local o Centro Diocesano de Pastoral.
Após a acolhida, com a música do ministério João Paulo II, o padre John Cleber Hood Moreira, pároco da paróquia Sagrada Família do Cassino, coordenou a Leitura Orante de Atos dos Apóstolos, capítulo 8, versículos de 26 a 40, com a participação do grande grupo, que identificou palavras de resumo do trecho bíblico. A secretária de Pastoral, Eliza Franz, destacou a sistemática do evento e passou a palavra ao coordenado de Pastoral, Marcelo Juliano, que se apresentou, desejando um bom evento a todos.
A primeira assessoria do dia, com o Bispo Dom Ricardo Hopers, recordou as prioridades de 2018, escolhidas na 36ª Assembleia Diocesana: 1) Primeiro anúncio, acolhida e acompanhamento permanente; 2) Formação dos agentes de pastoral com inspiração catecumenal; 3) Acompanhamento de jovens e adolescentes com metodologia inovadora, articulada e experimental. Sob a perspectiva de gratidão, o Bispo do Rio Grande pediu a avaliação dos participantes do encontro. Eventos, como a Campanha da Fraternidade, movimentos diocesanos e comunidades terapêuticas entraram na pauta, com a projeção de fotografias.  
O acompanhamento de jovens e adolescentes, conquistas pastorais, como a formação da Pastoral Carcerária, e administrativa, como a obra de recuperação da Casa de Formação Dom Frederico Didonet e o projeto Semente da Esperança, que atende 400 crianças também foram apresentados por Dom Ricardo. Ele ainda falou sobre romarias, festas de Nossa Senhora dos Navegantes, São Pedro, Nossa Senhora Aparecida e Corpus Christi, entre outras. A primeira assessoria também falou sobre as reformas das igrejas Santo Antônio (Tavares), São Luiz Rei (Mostardas) e São José (São José do Norte). Ele concluiu sua participação com a Perspectiva da Missão: organização dos setores, setorização das paróquias, comunicação, unidade sacramental, pastoral do dízimo, acolhida de novas lideranças, superação do modelo de lideranças de vitrine, perda do essencial: domingo, iniciação cristã e missão, juventude como prioridade, tradição e inovação e projeto do jubileu.

Galeria de fotos