A 210ª edição da Festa de Nossa Senhora dos Navegantes em 2021, sob o tema “Com Maria, louvar ao Deus da Vida que nos leva à plenitude” será um pouco diferente que em anos anteriores, devido à pandemia do Coronavírus. A tradicional festa religiosa costuma reunir muitos devotos na procissão marítima e na missa campal, que esse ano não poderão ocorrer, devido às restrições legais.
Mas nem por isso, perderá o seu valor devocional e evangelizador, conforme reflete o padre Luiz Fernando Silva da Matta, pároco da Paróquia São José, do município de São José do Norte. “Ainda que não estejam presencialmente, os fiéis manterão seus corações, seus pedidos e seus agradecimentos voltados para as atividades que serão desenvolvidas, em uma programação limitada, mas embasada no amor mariano”, destaca o pároco.
A novena inicia no próximo dia 24 de janeiro até dia 01 de fevereiro. Na programação estão previstas diariamente, a oração do terço, sempre às 07h30 da manhã, cada dia a cargo de uma pastoral, e missas às 20hs, na matriz São José, conforme programação abaixo:
24/01
Pde. Péterson Figueiredo
25/01
Pde. Eder Borges
26/01
Pde. Cleomar de Jesus
27/01
Frei Paulo Prigol (carmelita)
28/01
Pde. Márcio Gonçalves
29/01
Pde. Nedir Piovesan
30/01
Frei Flávio do Amaral
31/01
Pde. Luiz Fernando da Matta
01/02
Pde. Marciano Pozzebon
O padre Luiz Fernando informa ainda que, devido a limitação no número de pessoas, conforme decreto municipal, visando a contenção da pandemia, as presenças devem ser agendadas na Secretaria da Paróquia, pelos telefones (53) 3238-1136 e 9.9924-8362, além de ser obrigatório o uso de máscaras durante as celebrações. Porém, aviso importante aos navegantes: tanto a oração do terço como as missas diárias serão transmitidas pelas redes sociais e pela página da matriz em https://www.facebook.com/Saojosesjn1.
Já no dia 02 de fevereiro, a missa da Festa será transmitida pela WEB TV e Rádio Clube, a partir das 10hs, sendo celebrada pelo nosso bispo Dom Ricardo Hoepers. “Convidamos a todos para participarem presencialmente ou por meio das redes sociais, agradecendo pelo dom da vida e renovando nossos pedidos pelo fim da pandemia e pela saúde de todos nesse momento tão difícil que o mundo vem passando”, finaliza o pároco da matriz São José, lembrando que essa não é a primeira pandemia enfrentada pela festa bicentenária, em cujo registro histórico também está a gripe espanhola nos anos de 1918 a 1920.