A Nova Rheingantz foi anfitriã de mais um momento emocionante na noite de terça-feira, 27. Com uma cerimônia reservada devido às regras de distanciamento social, o complexo contou com a presença do Bispo da Diocese do Rio Grande, Dom Ricardo Hoepers, para abençoar a imagem da Nossa Senhora de Fátima, que foi colocada no altar da antiga fábrica têxtil após ser doada pelo Bispo. A imagem que havia anteriormente no local foi subtraída no período em que o complexo estava desativado, antes do leilão quando a Innovar Participações e Incorporações Ltda. se tornou proprietária do local.
“Esse momento marca parte significativa do processo de restauro desse complexo histórico, pois traduz a restauração de princípios, onde a religiosidade era uma característica marcante das pessoas que viveram nesse lugar e deram significado ao nome Rheingantz. Este ato restaura princípios, muito mais importantes que as edificações, ele celebra a vida, a gratidão a Deus, a liberdade religiosa, respeitando as crenças de todas as pessoas que aqui trabalharam e se dedicam para que esse espaço resgate seu esplendor plural! O nosso compromisso é resgatar todas essas origens e, nestes detalhes, devolver a pujança e dignidade ao lugar!”, destacou o Ricardo Henriques, Gestor da Nova Rheingantz, em sua fala na cerimônia. O Bispo Dom Ricardo Hoepers lembrou dos antigos trabalhadores que entravam pelo portão da fábrica em frente ao altar para iniciar a jornada de trabalho e sempre passavam pela imagem. “Abençoar esse local é uma forma de valorizar o passado e também de dar proteção a todas as pessoas que estão envolvidas no renascimento dessa história tão importante para Rio Grande”, Afirmou o Bispo.
O prefeito da cidade, Fábio Branco, acompanhou a cerimônia e destacou o trabalho de todos que estão criando uma nova história na antiga fábrica. “Esse ato de hoje é muito simbólico e importante, principalmente porque mostra a coragem da Innovar no projeto e agora com a proteção da benção pelo nosso Bispo. É um ato para representar o futuro”, disse ele. Além do prefeito, acompanhado da primeira-dama Lu Compiani, estiveram presentes autoridades como o Secretário de Município da Cultura, Luis Henrique Drevnovicz, o superintendente do Esporte e Lazer do Município, Deivid Pereira, o Presidente da Câmara de Vereadores, Filipe Branco, o vereador Julio Cesar e o pró-reitor de Extensão e Cultura da FURG, Daniel Prado.
Ao final da cerimônia, Francisco Oliveira, representante da Nova Rheingantz, entregou ao Bispo Dom Ricardo Hoepers uma placa de agradecimento pela doação da imagem religiosa. A benção foi transmitida online através das redes sociais da Nova Rheingantz e da Diocese do Rio Grande para que os antigos funcionários, fiéis e a população da cidade pudesse acompanhar em segurança.
Sobre a Nova Rheingantz
A Fábrica Rheingantz foi um dos maiores complexos da indústria têxtil da América Latina, tendo sido inaugurada em 1873. Mais de 2 mil funcionários chegaram a trabalhar simultaneamente no local. Na década de 80, as operações foram finalizadas devido à falência da empresa proprietária à época. Parte do complexo foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado (Iphae) em 2012, quando houve o leilão em que a Innovar Incorporações arrematou o imóvel por R$ 14,9 milhões. As obras de revitalização da parte tombada estão focadas em manter a estrutura e elementos originais, preservando a história do local. A área total do terreno conta com 14,6 hectares. O objetivo é construir um novo espaço urbano com o DNA das suas origens e projetos voltados a um ecossistema de empreendedorismo, inovação, cultura e bem-estar abertos à população.
Assessoria de Imprensa Nova Rheingantz
Pastoral da Comunicação Diocese do Rio Grande