Notícias - Diocese

Festa de Santa Rita rejubila Santuário das Rosas
24/05/2021

O último final de semana encerrou com a bonita festa em honra a Santa Rita de Cássia, no Santuário das Rosas, localizado no Parque Residencial São Pedro. A comunidade católica realizou um tríduo, nos dias 19, 20 e 21 de maio, celebrados respectivamente por Dom José Mário Stroeher, Padre Cleomar de Jesus e Padre Lino Mayer.

 

No sábado, dia 22 de maio, às 20h, Dom Ricardo Hoepers, bispo diocesano, celebrou a Missa Festiva, com intensa alegria da comunidade que, em 2020, devido à pandemia, só pôde fazer o tríduo por meio de uma live. Fervorosos, os devotos de Santa Rita rezaram, no ano jubilar, para que ela possa conceder soluções para as causas impossíveis e interceder junto a Deus em nossa missão!

 

Dom Ricardo, na homilia da missa festiva, enfatizou que, para conseguir o que queremos, precisamos aprender com os ensinamentos de Santa Rita. Lembrou que a primeira virtude da santa é a família, tendo ela persistido em orar pela conversão do seu marido e de seus filhos. Nesse aspecto, ela nos ensina que é dentro de casa, que começa a mudança. “Mas, para isso, é preciso ter o dom da paciência. Quando tiver um problema na sua casa, dobre os joelhos”, alertou o bispo.

 

E quanto ao segundo ensinamento da vida de Santa Rita de Cássia, segundo Dom Ricardo, é que, quando a causa é justa, Deus abre caminho. “Vejam que, embora as freiras não quisessem aceitar Santa Rita no convento, por algum milagre, ela foi colocada lá dentro e, então, as freiras resolveram acolhê-la”, contou ele, conforme se sabe da história da santa.

 

Dom Ricardo lembra que a fé remove montanhas e nós não temos a chave de nossa vida. “Está faltando perseverança para nós, estamos desistindo muito fácil das coisas. E Santa Rita ensina justamente que temos que perseverar, porque é Deus que está à frente”, disse o bispo, pedindo que todos sempre se lembrem dessas duas lições importantes de Santa Rita, de que, na família, é preciso perseverança e, na vida, ter fé e se colocar nas mãos de Deus.

 

No domingo, embora o forte vento que assolava a cidade, padre Rômulo da Silva Conceição, rezou a Missa de Pentecostes na comunidade, seguida por uma carreata no final da manhã, pelas ruas do Parque São Pedro, em devoção à Santa Rita de Cássia, encerrando com a bênção na frente do Santuário das Rosas.

 

Padre Rômulo, que é responsável pelas comunidades Santa Rita de Cássia, Nossa Senhora Medianeira, Santo Antônio e São João Paulo II, lembrou aos devotos que, a exemplo do que ocorreu com Santa Rita, Deus pode fazer muitos milagres nas nossas vidas, basta acreditarmos. “Para isso, precisamos ser cristãos perseverantes”, finalizou.

Galeria de fotos