A Festa de Corpus Christi, celebração em que solenemente a Igreja comemora a Eucaristia, esse ano será no próximo dia 03 de junho. O Santíssimo Sacramento sairá em procissão às nossas ruas, nesse ano jubilar da Diocese do Rio Grande, em forma de carreata, devido às restrições ainda necessárias para controle da pandemia.
Conforme programação organizada pela Diocese do Rio Grande, todos as comunidades rezarão a Santa Missa do Santíssimo Sacramento em suas paróquias pela parte da manhã da próxima quinta-feira. Cada paróquia, portanto, deverá definir seu horário e protocolos para a celebração na parte da manhã na igreja da sua comunidade, lembrando que a maioria das comunidades utiliza o sistema de agendamento para controle da lotação máxima do templo.
Na parte da tarde, por sua vez, às 15hs, estará ocorrendo a Santa Missa na Igreja de Nossa Senhora do Carmo sendo transmitida pelas redes sociais a toda a comunidade diocesana. Às 16h, ao final da missa, sairá uma carreata, da Igreja do Carmo, com o Santíssimo Sacramento na frente voltado para a carreata num caminhão. Do Carmo, o itinerário segue pela Rua Benjamin Constante, Rua Riachuelo, Rua General Osório, Rua General Neto, contornando pela Praça Tamandaré, Rua 24 de Maio, Rua 19 de Fevereiro, Rua Visconde de Paranaguá, Rua General Osório (entre HU e Santa Casa), Rua General Canabarro, Rua General Vitorino, Avenida Pelotas, Rua Domingos de Almeida, Avenida Presidente Vargas, encerrando na Casa de Formação.
Na entrada da Casa de Formação, pela Avenida Presidente Vargas, o caminhão ficará instalado com o Santíssimo exposto. As pessoas que estiverem participando da carreata vão poder passar e receber a bênção do Santíssimo. E ao lado, também estará organizada uma equipe para recebimento em Drive-Thru de alimentos e cobertores.
Para Dom Ricardo Hoepers, Bispo Diocesano, apesar de simples, será uma carreata de intenso significado para os cristãos, com recolhimento de alimentos e de cobertores. “Será uma Festa de Corpus Christi, na qual os fiéis agradecem e louvam a Deus pelo inestimável dom da Eucaristia, na qual o próprio Senhor se faz presente como alimento e remédio de nossa alma. E ao mesmo tempo, agradecem com a caridade, doando um quilo de alimento ou um cobertor para a Campanha do Agasalho”, destaca o Bispo.