Vários documentos da Igreja indicam a importância da Pastoral da Comunicação para a Igreja, principalmente, no que se refere aos dias atuais, para uma mais eficiente integração da mensagem evangélica na cultura da era digital. Foi pensando nisso que o seminarista Edenilson Gomes Teixeira resolveu colocar esse assunto na proposta de trabalho do seu projeto de Estágio Pastoral, realizando um diagnóstico da Pastoral da Comunicação (Pascom) da Diocese do Rio Grande.
“Nosso principal objetivo, revelou Teixeira, é, com os resultados do diagnóstico, capacitar agentes pastorais para a Pastoral da Comunicação”. Ele entende que, ao encontrar pessoas interessadas em trabalhar com a Pascom em cada paróquia da Diocese, estará contribuindo com o grande desafio da Igreja, isto é, apresentar a pessoa de Jesus Cristo com linguagem acessível ao mundo de hoje.
Para realizar o diagnóstico, um questionário está sendo enviado a todos os padres, paróquias e movimentos, com prazo de devolução até o próximo dia 15 de setembro. A partir dele, se espera apurar quais meios de comunicação mais utilizados; o que vem sendo realizado de comunicação e de que forma; como se pensa a comunicação na Paróquia; como é a relação da Pastoral da Comunicação com as comunidades, outras pastorais e movimentos para a divulgação nas redes e também quais as principais dificuldades enfrentadas na comunicação paroquial.
Com a análise dos dados, Teixeira pretende contribuir para a implantação da Pastoral da Comunicação nas paróquias da Diocese do Rio Grande, organizando encontros de formação para capacitar agentes pastorais, bem como incentivar o uso dos meios de comunicação como instrumento para a evangelização. Por isso, a importância da colaboração de todos no preenchimento do formulário, o que é essencial para compor um trabalho que realmente contemple as necessidades de comunicação para a Evangelização na Diocese do Rio Grande.
O seminarista constatou em seus estudos que já no Concílio Vaticano II, a Igreja exprimia uma atitude de acolhida e propagação dos meios de comunicação, entendendo-os como maravilhosas invenções da técnica que abrem caminhos para comunicação e que, utilizados retamente, podem contribuir para de forma eficaz para propagar e firmar o reino de Deus. Também o Papa Paulo VI, na Exortação Apostólica Evangelii Nutiandi, tratou da importância da utilização dos meios de comunicação, considerando-os, inclusive que “neles encontra uma versão moderna e eficaz do púlpito”. Já o Papa João Paulo II declarou que a comunicação permeia as dimensões essenciais da Igreja, chamada a anunciar a todos a Boa Nova da salvação.
No Brasil, para incentivar e promover a Pastoral da Comunicação, foi elaborado o Documento 99 – Diretório de Comunicação da Igreja no Brasil, em cujo número (ou item) 19 destaca que “a Igreja se interessa e adentra pelo mundo das comunicações. Mas que é responsabilidade de todos prover o desenvolvimento positivo da comunicação a serviço do bem comum”.
Para Bruno Rios, coordenador da Pastoral de Comunicação da Diocese do Rio Grande e também responsável pela supervisão e orientação do Plano de Intervenção de Edenilson Teixeira, o diagnóstico que será realizado vem ao encontro da ideia de integrar todas as paróquias numa proposta única de trabalho da PASCOM diocesana. “Afinal, concluiu ele, o objetivo de todos, como partes da Igreja, é evangelizar e levar a mensagem de Jesus a todos e dentro dos princípios que a norteiam”.
Até o final desse ano, com a pesquisa concluída e a capacitação dos agentes pastorais realizada, deverá ocorrer uma avaliação dessa formação. E se tudo estiver dentro do esperado, no primeiro semestre de 2022, a ideia é também a implantação da Pastoral da Comunicação Paroquial, para que todas as paróquias tenham ao menos uma pessoa como referência da comunicação na paróquia, o que seria a principal contribuição do trabalho proposto por Edenilson Teixeira. "O estágio do Edenilson na Pascom será fundamental para darmos esse passo" afirma Bruno Rios.
Pascom tem nova vice-coordenadora
Após três anos e meio Winnetou Martins deixa a Pastoral da Comunicação da Diocese do Rio Grande, onde desempenhava a função de vice-coordenador. O coordenador Bruno Rios agradece imensamente ao Winnetou por ter contribuído na organização da comunicação diocesana. Quem assume a função é Eliane Ávila. Rios agradece todos que contribuem para a comunicação da diocese: "Obrigado aos voluntários da Pascom pela dedicação ao serviço cristão e aqueles que fazem esse trabalho de comunicação nas paróquias e movimentos, principalmente neste tempo de pandemia."
Matéria: Lucilene Zafalon / Pascom Diocesana