Notícias - Diocese

Cenáculo Mariano reúne muitos fiéis em São José do Norte
02/12/2021

Um grande cenáculo mariano aconteceu no último domingo, dia 28/11 à tarde, no salão paroquial da Matriz São José, a cargo da Comunidade “Eis aí a tua mãe” - Obra de Maria, cuja Casa de Missão está instalada há pouco mais de um ano em São José do Norte. Conforme o padre Marciano Pozzebon, a grande participação no evento envolvendo todo o setor cidade, marcou um momento de forte espiritualidade, principalmente após um período tão grande de restrições devido à pandemia do coronavírus.

 

Reginaldo Noé, responsável pela Casa de Missão, situada no mesmo endereço onde residiam as irmãs de São José, bem perto da paróquia, informou que esse foi o primeiro Cenáculo realizado na área da matriz, mas no domingo anterior (21/11), já haviam feito na Comunidade de Capivaras e no próximo domingo (05/12), está agendado na comunidade Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. “Conversamos com o padre e estamos fazendo alguns trabalhos nas comunidades. A gente marca um domingo para a visita na comunidade. Na parte da manhã, se faz porta a porta nas casas das famílias, visitando e convidando. Depois do almoço, acontece o grande cenáculo, reunindo os interessados do local”, explicou.

 

O grande cenáculo acontece como um Grupo de Oração, rezando o terço, momento de animação (louvor), partilhando a palavra e a oração. Noé contou ainda que, além dos cenáculos, a Obra de Maria se propôs a visitar uma vez por mês a casa de uma família, para rezar o terço e partilhar a palavra. “Já temos cerca de 20 famílias cadastradas em São José do Norte, o que é uma forma de evangelizar e também de dividir um momento de paz e alegria com os familiares”, destacou. Já no cenáculo, além do encontro com essas famílias cadastradas, o evento é aberto a todas as pessoas da paróquia, onde a Obra de Maria está inserida também na liturgia, música, servindo como ministros da eucaristia e fazendo celebração da palavra nas capelas do interior e na cidade.

 

Ainda com pouco tempo no município, a grande participação no Cenáculo do último domingo não surpreendeu Noé. “Depois de tanto tempo reclusas por causa da pandemia, as pessoas estão ávidas por momentos de oração presencial”, percebeu ele, contando que a “Obra de Maria” é uma das novas comunidades católicas e está trabalhando na evangelização em quase todos os estados do Brasil e alguns países da Europa e da África, com mais de 3.350 missionários e voluntários pelo mundo.

 

A Comunidade, de espiritualidade Mariana e carismática, é constituída de missionários leigos com quatro estados de vida, isto é, solteiros, casais, padres e celibatários, que são chamados a “Evangelizar de todas as formas com alegria” à serviço da Igreja Católica. “Como membros da “Eis aí tua mãe – Obra de Maria”, devemos estar à disposição da Igreja naquilo que ela necessita, sempre servindo ao Senhor e evangelizando de todas as formas com alegria”, destacou Noé.

 

Para o responsável pela Casa de Missão no Norte, empreender um trabalho de evangelização junto com as famílias é muito gratificante porque é fazer a vontade de Jesus que nos envia – “Ide por todo o mundo e pregai o evangelho a toda criatura”. E também fazer com que as pessoas tenham o entendimento de ser Igreja, voltar para a Igreja aqueles que estão afastados e viver os sacramentos, buscando recebê-los aqueles que não têm.

 

Matéria: Lucilene Zafalon / Pastoral da Comunicação Dio