Dom Ricardo destaca que Maria é uma mãe zelosa e continua a cuidar da humanidade.
Em uma iniciativa inspirada pelo Papa Francisco, que pediu a união de todos os bispos e fiéis do mundo nessa missão, o bispo diocesano do Rio Grande, Dom Ricardo Hoepers, celebrou nessa noite da Solenidade da Anunciação do Senhor, no Santuário de N. Sra. de Fátima, a Missa de Consagração da Rússia e da Ucrânia ao Imaculado Coração de Maria. Como destacou Dom Ricardo, um evento religioso para pedir a paz por meio do coração de Maria e pelo fim da guerra naquela região, que já completou um mês.
Lembrando que violência gera mais violência e que todos estão com os corações entristecidos com a guerra entre Rússia e Ucrânia, o bispo considerou que, infelizmente, existem muitos outros conflitos em várias regiões do planeta, martirizando populações e principalmente, crianças. É só atentar para a crise migratória mundial, divulgada diariamente em todos os meios de comunicação.
Solenidade de Anunciação do Senhor é um momento sublime da história da humanidade, conforme relatou o bispo em sua homilia, pois “foi através do sim de Maria, que pudemos experimentar esse amor trinitário”, que se expande e se faz presente em todas as criaturas na comunhão, na proximidade, no diálogo e na aliança. Segundo Dom Ricardo, essa Mãe Santíssima zelosa continua a cuidar pela humanidade e por isso, o Papa Francisco quis fazer uma especial consagração nesse dia. “A humanidade ainda não compreendeu o plano de amor de Deus e insiste na violência”, frisou.
Dom Ricardo pediu que a Mãe de Deus e nossa nos ajude a nos
esvaziarmos de todo o orgulho e a sermos instrumentos dessa paz tão necessária.
“Nós, cristãos, com o olhar da fé, não podemos desistir da paz em todos os
âmbitos de nossas vidas”. E avaliou que hoje, o mundo todo esteve unido para
dizer que, sim, ainda acreditamos na paz. Por isso, disse esperar que, nessa
Quaresma, em preparação para a Páscoa, sejamos convertidos na humanidade de
Maria e na paz que vem do alto.
Ao final da missa, ajoelhado aos pés de Nossa Senhora de Fátima e do seu Imaculado Coração, Dom Ricardo com todos presentes na celebração eucarística e também aqueles que assistiam pelas redes sociais, pediram, conforme diz um pequeno trecho da oração de consagração apresentada pelo Papa Francisco: “Por isso nós, ó Mãe de Deus e nossa, solenemente confiamos e consagramos ao vosso Imaculado Coração nós mesmos, a Igreja e a humanidade inteira, de modo especial a Rússia e a Ucrânia. Acolhei este nosso ato que realizamos com confiança e amor, fazei que cesse a guerra, providenciai ao mundo a paz. O sim que brotou do vosso Coração abriu as portas da história ao Príncipe da Paz; confiamos que mais uma vez, por meio do vosso Coração, virá a paz”.
Texto: Jornalista Lucilene Zafalon