Romaria de Fátima: se aproxima a grande festa religiosa
No próximo dia 30 de setembro, inicia a novena preparatória para a 48ª Romaria Diocesana de Nossa Senhora de Fátima, que acontece no dia 09 de outubro, sob o tema “Com Maria, caminhamos juntos na comunhão, na participação e na missão”, retomando a caminhada dos romeiros, a partir das 9h, da Casa de Formação, na Av. Presidente Vargas, até o Santuário de N. Sra. de Fátima, na Rua Gal. Canabarro, 401.
O
reitor do Santuário, Pe. Péterson de Figueiredo, destaca a participação de
vários párocos e comunidades, inclusive de outras cidades de abrangência da
Diocese do Rio Grande. “O caráter interdiocesano deste importante evento
religioso traz um congraçamento de paróquias, principalmente depois da calorosa
peregrinação da Virgem de Fátima, que vem sendo feita desde meados do ano por
toda nossa Diocese, abençoando locais de trabalho, escolas e comunidades”,
salienta.
Na programação abaixo, constam todos os celebrantes convidados para a novena, cujas celebrações serão realizadas às 18h30, durante os dias da semana, e às 18h no sábado e domingo:
Data
Celebrante
Paróquia
30/09 (sexta)
Pe. Márcio Gonçalves
Santo Antônio (Tavares)
01/10 (sábado)
Dom José Mário Stroeher
Santuário N. Sra. Fátima (Rio Grande)
02/10 (domingo)
Pe. José Giribone
Santuário N. Sra. Fátima (Rio Grande)
03/10 (segunda)
Pe. Lucas Marques
Santa Vitória  (Sta. Vitória do Palmar)
04/10 (terça)
Pe. Eder Borges
Paróquia Bom Fim (Rio Grande)
05/10 (quarta)
Pe. Gil Pereira Jr.
Catedral de São Pedro (Rio Grande)
06/10 (quinta)
Pe. Frei Marco Warken
Rede São Lucas (Rio Grande)
07/10 (sexta)
Pe. Luiz Fernando da Matta
Paróquia São José (S. José do Norte)
08/10 (sábado)
Dom Ricardo Hoepers
Pastoral Diocesana Familiar
Muitas novidades estão previstas, especialmente nos quatro últimos dias da novena, de 05 a 08/10, com apresentação de algumas programações culturais em frente ao Santuário de N. Sra. de Fátima, que serão divulgadas oportunamente. Uma delas será no sábado, pelo Grupo de Teatro Católico Padre José de Anchieta, que encenará a peça “Mais brilhante que o sol”, sobre as aparições em Fátima, devendo marcar a história das romarias.
O último dia da novena será presidido pelo bispo diocesano Dom Ricardo Hoepers, uma celebração especial pelo Dia do Nascituro, junto com a Pastoral Diocesana Familiar, marcando o encerramento da Semana da Família. “Neste dia, 8 de outubro, Dia do Nascituro, estaremos em um momento de devoção e unidade com toda a Igreja do Brasil, quando somos convidados a realizar um Sinal da Esperança”, frisa padre Péterson. Ele informa que essa celebração promete ser muito bonita, com o acendimento de velas, no sentido de propagar a ‘Luz de Cristo’ para que possa iluminar e proteger as vidas vulneráveis e indefesas.
A missa de chegada, no domingo da Romaria, será realizada na frente do Santuário, sendo que esse ano, haverá venda de alimentos no local para aqueles romeiros que estejam vindo de outras localidades e também para aqueles de Rio Grande, que desejem aguardar pela segunda celebração eucarística, conhecida como Missa da Saúde, às 15h, no Santuário, presidida pelo sacerdote recém ordenado, Padre Marlos Mirapalhete. Entre a missa das 11h e a das 15h, além de alimentação disponível aos romeiros, também haverá programações culturais e religiosas.
E finalmente, no dia 13/10, data da última aparição de Nossa Senhora aos pastorzinhos em Fátima/Portugal, às 12h, ocorre a tradicional Missa da Saúde, sempre com muita participação dos devotos na busca de pedidos e agradecimentos por graças alcançadas. Para o padre Péterson, a romaria caminha para o seu Jubileu de Ouro e a programação desse ano é apenas uma pequena mostra do que os romeiros verão em 2023 e 2024 no Ano Jubilar da Romaria Diocesana.
Lucilene Zafalon
Jornalista
Pastoral da Comunicação
Diocese do Rio Grande