A solenidade de Corpus Christi será na próxima quinta-feira, dia 08 de junho, quando todos os cristãos comemoram a instituição do Santíssimo Sacramento da Eucaristia. Além de ser o único dia do ano que a Hóstia Sagrada sai em procissão às nossas ruas, em 2023, a solidariedade, mais uma vez, tomará conta dessa importante procissão dos fiéis. Um tapete solidário com as doações de cobertores recebidos nas diversas paróquias e comunidades da Diocese do Rio Grande enfeitará todo o trajeto. Mas, este ano, dois pontos da procissão também terão o tradicional tapete com desenhos em serragem colorida.
Para
o diácono Cláudio Nascimento, coordenador da Diaconia Santo Estevão, que
organiza o evento, a expectativa é de uma grande participação nessa que é a
principal procissão para os católicos e, segundo ele, ‘tão importante para a nossa caminhada como missionários e discípulos”. Ele acredita que, em 2023,
a arrecadação de cobertores deverá superar as mil unidades, pois as paróquias
e comunidades católicas estão motivando todos os fiéis sobre a necessidade
de auxiliar nossos irmãos mais necessitados nessa época de frio que se aproxima.
Em busca de uma expressiva participação das paróquias, comunidades e escolas católicas na Procissão de Corpus Christi, os padres Gil Raul Pereira Júnior, Diretor Administrativo, Vigário Geral e Chanceler da Diocese do Rio Grande, e Gilberto Alexandre da Luz, Pároco da Igreja Nossa Senhora do Carmo, lembram que, no Dia de Corpus Christi, os cristãos demonstram sua fé em Jesus na Eucaristia. Em Rio Grande, com o Lema: "Eucaristia: vocação e missão", a Celebração Eucarística será na Igreja Nossa Senhora do Carmo, às 15h, sendo que a procissão acontece após a missa, próximo das 16h, partindo da Paróquia Nossa Senhora do Carmo, na Rua Benjamin Constant, até a Rua Dr. Nascimento, encerrando no Santuário de Fátima (Rua General Canabarro).
As ruas estarão interditadas a partir do meio dia, onde haverá a decoração com cobertores embalados em plástico transparente, delimitando o trajeto por onde Jesus passará e, depois, doados aos irmãos necessitados, sendo que as paróquias são responsáveis pelas quadras: Paróquia Nossa Senhora do Carmo /Colégio Cristo Rei (Quadra 01: General Bacelar), Paróquia Nossa Senhora do Carmo/Colégio Cristo Rei (Quadra 02: entre a Gal. Bacelar e República do Líbano), Paróquia São Jorge (Quadra 03: entre a República do Líbano e Luiz Lorea), Paróquia Nossa Senhora da Penha (Quadra 04: entre Luiz Lorea e Silva Paes), Paróquia Santa Tereza (Quadra 05: entre Silva Paes e Conde de Porto Alegre), Paróquia Sagrada Família (Cassino) (Quadra 06: entre Conde de Porto Alegre e Gal Câmara), Paróquia Sagrada Família (cidade)/Colégio São Luiz (Quadra 07: entre Gal Câmara e Gal Vitorino), Paróquia São Judas Tadeu e Colégio Lemos Junior (Quadra 08: entre Gal Vitorino e Dr. Nascimento), Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora/Colégio Salesiano (Quadra 09: entre Benjamin Constant e Zalony), Paróquia São José Operário (Quadra 10: Rua Dr. Nascimento, entre Zalony e Andradas), Paróquia N. Sr. do Bom Fim (Quadra 11: entre Andradas e Duque de Caxias), Rede São Lucas (Quadra 12: entre Duque de Caxias e General Neto), Catedral de São Pedro/Paróquia Medianeira (Quadra 13: entre General Neto e Vinte e Quatro de Maio), Santuário de N. Sra. de Fátima/Colégio Marista (Quadra 14: entre Vinte e Quatro de Maio e General Canabarro).
As paróquias São Luiz Rei, em Mostardas, Santo Antônio em Tavares, de Santa Vitória do Palmar e São José, em São José do Norte, também estarão realizando a Solenidade de Corpus Christi, com a confecção de tapete solidário, Celebração Eucarística e procissão. Vale destacar que, na Festa de Corpus Christi de 2023, além dos fiéis agradecerem e louvarem a Deus pelo inestimável dom da Eucaristia, na qual o próprio Senhor se faz presente como alimento e remédio de nossa alma, mais uma vez, poderão demonstrar seus agradecimentos com a caridade, doando um cobertor.
Como pressupõe o Lema: “Eucaristia – Vocação e Missão”, a celebração de Corpus Christi, além de propiciar o reconhecimento da presença de Deus na Igreja, na comunidade e nas suas vidas, permite aos cristãos reconhecerem isso não de uma forma abstrata, mas com um gesto concreto e essencial aos irmãos que sofrem com rigor do inverno. Como se colocou no Concílio Vaticano II, a importância dos leigos e leigas, em suas atribuições e carismas, vão além das suas contribuições na obra de evangelização. A caridade que se propõe dentro da Solenidade de Corpus Christi, está dentro de uma vivência da verdade e do amor ensinado pelo próprio Cristo.
Jornalista Lucilene Zafalon
Pascom Diocese do RG