1ª Romaria reúne jovens da Diocese do Rio Grande neste domingo
Este domingo (19/11) será um dia muito especial com a 1ª Romaria das Juventudes da Diocese do Rio Grande, quando jovens católicos de Mostardas, Tavares, São José do Norte, Santa Vitória do Palmar e Rio Grande estarão juntos e caminhando com Nossa Senhora. O evento é uma realização da Diocese do Rio Grande e do Tri Jovem, Canal de Comunicação da Juventude Diocesana, com apoio do Colégio Marista São Francisco.
Todos os movimentos de jovens da Diocese estão convidados a trazerem a imagem da Nossa Senhora de suas devoções e, inspirados no trecho do evangelho de Lucas (1,39) “Maria levantou-se e partiu apressadamente”, a participarem dessa 1ª Romaria, um projeto deixado por Dom Ricardo Hoepers para envolver e integrar os jovens da diocese, e agora concluído pelo Pe. Gil Junior, nosso atual Administrador Diocesano e também responsável pelo Setor de Juventude.
Em outubro de 2018, durante o encerramento da 8ª Jornada Diocesana da Juventude, que reuniu cerca de 250 jovens, na época como bispo diocesano, Dom Ricardo enfatizou a importância dos jovens como missionários que podem ajudar os jovens afastados a enxergarem a verdade e acertar o caminho. A 1ª Romaria das Juventudes é uma expressão viva do protagonismo juvenil, pois que organizada por eles próprios, sendo importante ressaltar que a participação do jovem na Igreja é marcada pela alegria e pelo entusiasmo.
Portanto, essa caminhada das juventudes da Diocese do Rio Grande será recheada de orações, pregações, reflexões, músicas e palavras de ordem. Isso evidencia a importância da experiência de grupo na vida dos jovens. O roteiro da 1ª Romaria se inicia com o encontro dos jovens na Hidroviária de Rio Grande, partindo para a Casa da Mãe, no Santuário de Nossa Senhora de Fátima, padroeira da Diocese, onde acontece uma missa de chegada, às 11h.
Às 12h, intervalo para o almoço na cantina Santa Clara do Colégio Marista (R$20 - Cardápio: arroz, feijão, estrogonofe de frango, batata palha, salsichão, massa e saladas). Às 13:30, os trabalhos reiniciam com uma Formação Espiritual e, às 14h, ocorre uma Ação Missionária, quando os jovens terão uma experiência de evangelização, por meio da Palavra de Deus, junto às casas no entorno do Santuário.
Às 16h30, retornam ao Santuário para Adoração ao Santíssimo e encerramento da Romaria. Todos os jovens católicos são convidados e também aqueles que não
têm nenhuma forma de engajamento na Igreja, mas sentem-se convocados por seus amigos a participarem de uma forma viva, criativa e efusiva de encontro
que irá se estabelecer na 1ª Romaria das Juventudes da Diocese do Rio Grande.
Jornalista Lucilene Zafalon
Pastoral da Comunicação