SANTUÁRIO DE N. SRA. DE FÁTIMA COMEÇA A NOVENA DE DEVOÇÃO À PADROEIRA
O lema “Com Maria, jubilosos, peregrinamos como irmãos” norteará a tradicional novena em honra à padroeira do Santuário de Nossa Senhora de Fátima de Rio Grande, localizado na Rua General Canabarro, 401, com início no sábado, dia 04 de maio.
É a 62ª edição da festa religiosa, desde que o Santuário se tornou diocesano em 1963. Mas, há 74 anos, o Santuário, inaugurado em maio de 1950, por votação dos devotos, foi consagrado a Nossa Senhora de Fátima. A programação da novena se estende até o dia 12 de maio e a Festa no dia 13, com a participação de convidados, na programação abaixo:
Data Horário Celebrante Convidados
04/05 (sáb) 18h
Frei Davi Soares Legião de Maria
05/05 (dom) 18h
Pe. Lucas F. Marques Obra de Maria
06/05 (2ª F) 18h30
Pe. Luiz F. da Matta Paróquia São José
07/05 (3ª F) 18h30
Pe. Waldemar Amaral Terço dos Homens
08/05 (4ª F) 18h30
Pe. Gil Pereira Junior Catedral de São Pedro
09/05 (5ª F) 18h30
Frei Luiz Fernando Col. Marista São Francisco
10/05 (6ª F) 18h30
Pe. Giribone Cardoso Obra Missionária
11/05 (sáb) 18h
Pe. Cleomar L. de Jesus Paróquia S. José Operário
12/05 (dom) 18h
Pe. Péterson Figueiredo Santuário de Fátima
13/05 (2ª F) 12h
Pe. Gil Pereira Junior Santuário de Fátima
Conforme o Padre Péterson de Figueiredo, reitor do Santuário, essa grande devoção, com origem em nossa colonização portuguesa, relembra as aparições de Nossa Senhora aos três pastorinhos, dois já canonizados, na localidade de Fátima, em Portugal. Em maio de 1917, foi a primeira aparição. E este ano, tem um significado ainda maior, dentro da programação do Ano Jubilar, comemorativo à 50ª Romaria de N. Sra. de Fátima, que será justamente na data da última aparição em Fátima, ou seja, 13 de outubro. “Um ano de graças, conforme o reitor do Santuário, ainda mais porque Dom Antônio Marto, Cardeal Emérito da Diocese de Leiria, em Portugal, aceitou o nosso convite para estar presente, como representante do Santuário de Fátima de Portugal, em nossa 50ª Romaria”, destaca.
O cardeal ficará uma semana em Rio Grande, quando deverá conhecer a região e também palestrar sobre a “Mensagem de Fátima”.
Algumas atividades especiais estão previstas na programação da novena de maio, como a tradicional Procissão Luminosa, no dia 12, domingo das mães, logo após a Santa Missa. Em todos os dias da novena, haverá a Visita das Capelinhas de Nossa Senhora de Fátima às famílias que se inscreverem junto à Secretaria do Santuário (fone: 3035-3075). Para levar a capelinha para a casa, um representante da família deve vir no dia escolhido da novena, para buscar a capelinha, e trazê-la de volta no dia seguinte da novena, para que uma outra família possa ganhar essa bênção especial.
Segundo o Padre Péterson, a atividade com as capelinhas está inserida na proposta do Papa Francisco, que deu início ao Ano da Oração em preparação ao Ano Santo de 2025, quando as Dioceses são convidadas a promoverem momentos que intensifiquem a oração individual e comunitária. “Como o objetivo é de "peregrinações de oração" rumo ao Jubileu, envolvendo todo o Povo de Deus, as capelinhas deverão contribuir para esses essenciais momentos de oração junto às
famílias de nossa comunidade”, explica.
Ainda dentro das atividades, no dia 11/05 (sábado), haverá a Coroação de Nossa Senhora a cargo da Catequese de Primeira Eucaristia. E no dia 12/05 (domingo), Dia das Mães, uma homenagem especial também a cargo da Catequese. Para o padre, é com alegria, que o Santuário retomou a catequese das crianças, podendo contribuir com esse momento importante para a formação cristã, pois oferece aos jovens e crianças a oportunidade de aprender também sobre a história da Igreja e os valores cristãos, crescendo na fé e na espiritualidade.
O Dia da Festa, 13/05 (2ª Feira), é sempre um dia muito especial, pois a Missa realizada tradicionalmente às 12h, uma referência ao horário da aparição de Nossa Senhora, traz muitos devotos para uma bênção especial da saúde. Nesse ano ainda, ao final da missa, teremos a saída da Imagem Peregrina da 50ª Romaria, que deverá passar em todas as paróquias da Diocese do Rio Grande, em um cronograma que segue até outubro, levando bênçãos e oração a todas comunidades.
Jornalista Lucilene Zafalon
Pascom Diocese do Rio Grande