Encerramento de Festa Jubilar acontece na Paróquia São Luiz Rei
14/06/2024

A Paróquia São Luiz Rei, em Mostardas, viverá uma semana muito festiva a partir do próximo domingo (16), dentro de uma programação especial para comemorar o Jubileu de 250 anos da Igreja Matriz, de estilo barroco, completados no dia 18 de janeiro de 2023.

"Na verdade, relatou o Pe. Andrei Luiz da Silva Rosca, pároco responsável, a programação iniciou no dia 12 de abril, quando ocorreu a Plantação do Mastro na praça da Matriz, assim também com a tradicional Cavalgada do Divino, que ocorreu em duas datas, passando por diversas localidades da paróquia: de 12 a 14 de abril, no distrito do Rincão do Cristóvão Pereira, e de 07 a 09 de junho, passando pelas localidades de São Simão, Valim e Teixeiras. A festa, que estava programada para ocorrer na Solenidade de Pentecostes, precisou ser adiada em razão das enchentes que atingiram o nosso Estado; por isso estamos celebrando o Espírito Santo em junho”.

Neste domingo (16), iniciam as celebrações litúrgicas, se estendendo até o domingo seguinte (23). A programação conta ainda com dois shows nacionais, para a alegria da cidade de Mostardas. No dia 20, às 21h, na Noite Cultural Especial de Aniversário, se apresenta o músico Renato Borghetti (Borghetinho) e, no dia 21, é a vez do Padre Ezequiel Dal Pozzo. Os shows acontecem às 21h e a entrada é GRATUITA.

No período da Festa, haverá diariamente Novena e Santa Missa, sempre às 19h, na Igreja Matriz. Apenas no dia 23, domingo de encerramento, a Missa Festiva será às 10h. Após a missa, às 12h, no Salão Paroquial, Almoço Festivo: Churrasco (levar talheres), seguido de leilão e baile de encerramento da Festa.

Na programação religiosa, muitos momentos especiais, como no domingo de Abertura, dia 16, quando haverá a Crisma de mais de 60 Jovens. A celebração será presidida por Dom José Mário Stroeher, bispo emérito de nossa Diocese.

Na terça feira, dia 18, na Santa Missa, haverá a entronização da urna mortuária do Padre José Zandoná (Pe. Zezinho), na Capela da Saudade Sagrados Corações. Desde que foi idealizado o projeto da cripta, se pensou em trazer o Padre Zezinho para ela, tanto que o padre Andrei já havia solicitado autorização a Dom Ricardo, então bispo. Com isso, ocorreu a exumação do corpo, que foi levado para a Catedral de Rio Grande, a fim de aguardar a Celebração do Jubileu. O Padre Zezinho trabalhou em Mostardas por mais de dez anos. Ele deixou saudades no povo que o lembra com carinho. Era, sem dúvidas, uma figura icônica na cidade. O padre Andrei relata ser muito especial também para ele, poder dar um lugar digno aos restos mortais do padre Zezinho, uma vez que foi batizado por este sacerdote. Já, no sábado, dia 22, acontece a Primeira Comunhão das Crianças da paróquia.

Além dos shows especiais, após cada dia da novena acontecem Noites Culturais, sempre às 21h, com belas apresentações musicais e tradicionalistas, em frente à Igreja Matriz: Dia 16 - Banda Marcial da Escola Edgardo Pereira Velho, da cidade de Tavares; dia 19 - grupos da Invernada Artística Anita Garibaldi, da cidade de Mostardas e da invernada adulta do CTG Galpão dos Carreteiros, também de Tavares; dia 20, Jantar Festivo. Cardápio: Galeto com Buffet de Doces; já no dia 22, apresenta-se o Grupo de Corredores de Cavalhadas, da cidade de Tavares.

E como não poderia deixar de ser, no dia 17, às 17h, haverá uma sessão solene na Câmara Municipal de Vereadores de Mostardas em comemoração aos 250 anos da Igreja Matriz. Um reconhecimento importante por parte do município, uma vez que a cidade se desenvolveu sob a égide da Igreja Histórica. A festa marca o Encerramento do Ano Jubilar iniciado em 2023, na solene celebração do dia 02 de fevereiro.

Sobre o padroeiro de Mostardas - São Luiz era Rei da França e lutou para libertar a Terra Santa das mãos dos turcos. Entre suas maiores preocupações, estavam as de pacificar, reconciliar os inimigos e acabar com os conflitos. Durante toda a sua vida, São Luís IX esforçou-se para que reinasse a justiça e a paz na sua existência de santo e estadista. O dia 25 de agosto é o aniversário da sua morte e tornou-se a sua festa canônica.

Pascom Diocese do Rio Grande

Jornalista Lucilene Zafalon