Dom Jorge Pierozan é o novo Bispo da Diocese do Rio Grande
22/06/2024
Para a alegria da comunidade católica do Rio Grande, Mostardas, Tavares, São José do Norte, Santa Vitória do Palmar e Chuí, na manhã deste sábado (22/06), foi
oficializado que o Santo Padre, o Papa Francisco, procedeu a nomeação de Dom Jorge Pierozan para o pastoreio da Diocese do Rio Grande, como seu 4º Bispo, cuja posse deverá acontecer no final do mês de agosto.

Em sua primeira mensagem à comunidade que aguardava ansiosa por essa notícia há mais de um ano, Dom Jorge enfatizou o seu anseio de unir forças na
desafiadora e nobre tarefa de construir um tempo melhor para todo o povo. “Juntos, vamos cuidar dos mais frágeis, promover a vida, defender a fé. Vamos prosseguir (e progredir) na construção do Reino de Deus, pois, à verdadeira Igreja de Jesus Cristo, eu jamais proferi um “não”.

Em uma conversa informal por vídeo com os Padres e Diáconos locais, o Bispo nomeado disse que, aos poucos, se ambientará com as paróquias e comunidades. E,
inicialmente, como nada conhece ainda da realidade local, Dom Jorge pretende apenas garantir a todos a sua presença de pastor, mas uma presença amorosa e servidora, de quem será capaz de se doar sem medida a essa Igreja Particular. Segundo ele, a garantia de que os três Bispos que o antecederam solidificaram as bases da fé em cada rincão, de norte a sul, do território diocesano, traz esperança ao seu coração. “Qual um pequeno servidor, quero seguir caminhando nas pegadas de Dom Frederico Didonet (in memoriam), Dom José Mario Stroeher e Dom Ricardo Hoepers”.

O novo Bispo, embora tenha completado os estudos, sido ordenado Diácono, Padre e Bispo na Arquidiocese de São Paulo, onde reside há quase 33 anos, é gaúcho
do norte do Rio Grande do Sul. “Meu umbigo está enterrado à sombra de um cinamomo, numa lacuna montanhosa entre a Serra Gaúcha e o Planalto Médio, na pequena cidade de Vanini. Chegou a hora de retornar à querência que me viu nascer e crescer. E voltar para casa, sempre é motivo de contentamento”, afirmou.

Como não poderia deixar de ser, ainda mais sendo gaúcho, Dom Jorge Pierozan lembrou desse momento triste que o Estado vem passando. “Num Estado ferido de
morte pelas intempéries, numa terra que sangra, nessa hora mais dura pela qual atravessa o nosso RS, com os Padres, Diáconos, Consagrados e Consagradas, quero ser o primeiro – entre os milhares de Peregrinos da Esperança – a despertar os corações para atitudes solidárias... que erguem, curam e salvam”.
Relatando que o seu lema episcopal é In Oboedientia Veritati (1Pd 1,22),

Dom Jorge Pierozan diz estar convicto de que é, “em obediência à verdade”, que poderemos crescer juntos na fé, contribuindo, assim, para que o mundo seja mais justo, equânime e não deixe ninguém para trás. “É o que hoje se nos impõe, pois pretendemos ser discípulos missionários de Jesus Cristo”. Segundo informou o Padre Gil Pereira Jr., Pároco da Catedral de São Pedro, que, neste mais de um ano de vacância, tem exercido também a função de Administrador Diocesano, ainda no mês de julho, o novo bispo deverá estar em Rio Grande para uma primeira visita.

Em acolhimento ao novo pastor, diz que a Diocese do Rio Grande se sente feliz e honrada em recebê-lo como o quarto Bispo da nossa história. “Tenha a
certeza de que encontrará aqui um povo que vai amá-lo e acolhê-lo como gente de casa. Desde hoje, o senhor já faz parte da nossa família diocesana”.
Padre Gil Jr. considerou que o Clero da Diocese do Rio Grande receberá o novo bispo, com obediência, respeito e, sobretudo, amizade, sempre disposto a trabalhar
juntos na Evangelização do nosso povo. O Administrador Diocesano não nega que são inúmeros os desafios que o aguardam. No entanto, para ele, “maiores são as alegrias que encontrará entre nós”. Por isso, pede que Jesus, o Bom Pastor, ilumine o ministério episcopal de Dom Jorge Pierozan à frente da Diocese do Rio Grande, consagrando à Virgem de Fátima esta nova etapa da história diocesana. E que o nosso Padroeiro São Pedro interceda por sua vida e ministério.

Lucilene Zafalon
Jornalista