Posse Canônica de Dom Jorge Pierozan será no dia 24 de agosto
18/08/2024

O mês de agosto, é um mês especial para a Diocese do Rio Grande com uma data muito aguardada, a data da Santa Missa de Posse Canônica do 4º Bispo Diocesano da Diocese do Rio Grande, Dom Jorge Pierozan. Toda comunidade católica do Rio Grande, Mostardas, Tavares, São José do Norte, Santa Vitória do Palmar e Chuí espera, jubilosa, a presença amorosa e servidora do novo pastor, como o próprio Dom Jorge já revelou, acrescentando, ainda, que pretende se doar sem medida a essa Igreja Particular.

O evento tão esperado será no próximo dia 24 de agosto, às 15h, na Paróquia Sagrada Família (Av. Cidade de Pelotas, 355 Cidade Nova). A Diocese do Rio Grande convida a todos os diocesanos para participarem dessa programação, na certeza de que, unidos ao novo pastor, a comunidade poderá agradecer ao Senhor por tamanha graça recebida. Após a missa, haverá um coquetel de confraternização no ginásio da Sagrada Família-Cidade.

Como é de se esperar, a recepção oficial de boas-vindas e posse do novo Bispo será um momento de oração e também ritos próprios da ocasião, como a leitura da bula (documento) do Papa Francisco, nomeando Dom Jorge Piorezan como bispo da Diocese do Rio Grande, entre outros de grande significado litúrgico, destacando a comunhão eclesial e a passagem do governo diocesano. A posse canônica é uma cerimônia com forte expressão que atribui ao novo Bispo todos os deveres de uma determinada Diocese, seguindo as normas litúrgicas e canônicas.

Na cerimônia de posse canônica, há expectativa da presença de cerca de 20 bispos, entre eles o Cardeal Dom Odilo Scherer (Arquidiocese de São Paulo), Dom Jaime Spengler (Arcebispo Metropolitano de Porto Alegre e Presidente da CNBB), Dom Jacinto Bergmann (Arcebispo da Arquidiocese de Pelotas), Dom Leomar Brustolim (Arcebispo da Arquidiocese de Santa Maria), Dom Cleonir DalBosco (Bispo da Diocese de Bagé), Dom Juarez Albino Destrói (Bispo Auxiliar de Porto Alegre e referencial da Pascom Regional Sul 3), Dom João Salmo (Bispo da Diocese de Novo Hamburgo),  Dom Bertilo João Morsch (Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Porto Alegre), entre outros. Também será um momento marcante em que todos os padres, diáconos e representantes de leigos e religiosos irão até o novo Bispo para cumprimentá-lo e prestar-lhe respeito.

A Santa Missa de encerramento do pastoreio de Dom Jorge Piorezan na Arquidiocese de São Paulo foi no dia 10 de agosto, data do seu aniversário de nascimento, no Teatro Dom Bosco do Colégio Salesiano, em São Paulo.

Um breve histórico – O novo Bispo, embora tenha completado os estudos, sido ordenado Diácono, Padre e Bispo na Arquidiocese de São Paulo, onde residia há quase 33 anos, é gaúcho do norte do Rio Grande do Sul. Filho de Aristides Pierozan e Zenaide Lusa Pierozan, ele nasceu no dia 10 de agosto de 1964, na pequena cidade de Vanini, numa lacuna montanhosa entre a Serra Gaúcha e o Planalto Médio. Dom Jorge Pierozan se diz feliz por retornar à querência que lhe viu nascer e crescer.

Em sua formação consta o Bacharelado em Filosofia pela Universidade de Caxias do Sul (RS) e Teologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). O seu lema presbiterial é “Ninguém tira a minha vida, eu a dou livremente” (Jo 10,18). O lema episcopal é In Oboedientia Veritati (1Pd 1,22), tendo o novo bispo afirmado recentemente estar convicto de que é, “em obediência à verdade, como diz seu lema, que poderemos crescer juntos na fé, contribuindo, assim, para que o mundo seja mais justo, equânime e não deixe ninguém para trás”.

Dom Jorge foi ordenado Diácono em 23 de setembro de 1996, na Paróquia Nossa Senhora da Lapa, na zona Oeste. Como Diácono, colaborou na Capela Nossa Senhora Aparecida do Portal dos Bandeirantes e na Paróquia Santo Estevão Rei, da Vila Anastácio. Coordenou a Pastoral Vocacional da Região Episcopal Lapa durante os anos de 1995 e 1996. Ao mesmo tempo foi secretário regional do Curso de Teologia para Agentes de Pastoral.

Sua ordenação sacerdotal ocorreu em 24 de maio de 1997, na Paróquia São Brás, em Vanini, sua terra natal. Em seguida, assumiu como Pároco da Paróquia Santíssima Trindade, no Setor Rio Pequeno, de 1997 a 2010. Então, foi transferido para a Paróquia Sagrado Coração de Jesus, Setor Butantã, onde era pároco até sua nomeação episcopal. Nomeado em 2015, Vigário Geral na Região Episcopal Lapa. De fevereiro de 2017 a março de 2019, também exerceu a função de Vigário Episcopal na mesma Região. Já a sua Ordenação Episcopal foi em 28 de setembro de 2019 na Catedral Metropolitana de São Paulo, por Dom Odilo Pedro Cardeal Scherer, tendo sido apresentado para a Região Episcopal Santana no dia 29 de setembro de 2019 na Paróquia Santana.

Até os dias atuais, toda a sua atividade eclesiástica esteve vinculada na Arquidiocese de São Paulo, onde atuava como Bispo-auxiliar e Vigário Episcopal na Região Episcopal Santana. É, ainda, Vice-Presidente da Pastoral dos Nômades do Brasil e Assistente Eclesiástico para a Comunidade “Voz dos Pobres”. A partir de 24 de agosto, como Bispo da Diocese do Rio Grande, Dom Jorge Pierozan revela ter a sincera esperança de junto de sua nova comunidade, cuidar dos mais frágeis, promover a vida, defender a fé, prosseguindo (e progredindo) na construção do Reino de Deus.

Lucilene Zafalon

Jornalista