Notícias - Diocese

Pastorais se reúnem em São Leopoldo
08/06/2017
A Assembleia da Ação Evangelizadora do Regional Sul 3 da CNBB reuniu os coordenadores de Pastoral nesta quinta-feira, 8 de junho, no Centro Cristo Rei, em São Leopoldo. Acompanharam o Bispo do Rio Grande, Dom Ricardo Hoepers, o coordenador de Pastoral, Pe. Nedir Piovesan; a secretária de Pastoral, Milena Estima, e a coordenadora do setor Bíblico Catequético, Selviria Moraes.
Dom José Gislon, Bispo da diocese de Erexim e vice-presidente do Regional Sul 3 da Conferência Nacional do Bispos do Brasil (CNBB), apresentou na primeira parte da Assembleia da Ação Evangelizadora do Regional Sul 3. Ele enfatiza que, a partir dos cinco anos de participação na Assembleia Geral da CNBB: Vejo a Assembleia Geral como um momento de profunda comunhão entre o episcopado brasileiro, mas também de reflexão, sobre as realidades que tocam e ferem, muitas vezes, a vida e a dignidade do nosso povo, e por que não dizer da Igreja na sua missão de anunciar o Reino de Deus e a sua justiça. Neste contexto, temos presente como episcopado também a Vida Religiosa, e somos profundamente gratos, porque, com a riqueza dos carismas das Ordens, Congregações, Institutos Seculares e Novas Comunidades, etc. ajudam a Igreja a revelar o rosto do amor caridade do Pai e a ternura de Maria a nossa Mãe, junto ao nosso povo em tantas realidades, através das obras e do apostolado das consagradas e consagrados. Mas a AG, não se limita a olhar só a realidade da Igreja no Brasil, com os desafios de estar presente na Amazônia, nas grandes cidades e suas periferias. Ela tem uma preocupação também com a realidade missionária, Ad Gentes, onde atuam muitos dos nossos missionários e missionárias, Haiti, Guiné Equatorial, Moçambique, etc. Com os cristãos que sofrem perseguições e violências em tantas realidades (Coptos do Egito). Manifesta também sua comunhão e solidariedade ao sucessor de Pedro, o Papa Francisco.
A tarde começou com a explanação do bispo auxiliar de Porto Alegre, Dom Leomar Antônio Brustolin, sobre os principais tópicos da Iniciação à Vida Cristã: Itinerário para formar discípulos missionários. Este documento foi aprovado durante a última Assembleia da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e é, em síntese, de uma nova experiência de formação, do entendimento de que a iniciação não diz respeito somente à catequese, mas perpassa todas as pastorais, movimentos e serviços. Passados dez anos da Conferência de Aparecida, este tema continua sempre atual, destacou Dom Leomar.
O documento traz à luz quatro capítulos: 1) Um ícone bíblico: Jesus e a Samaritana; 2) Aprender da história e da realidade; 3) Discernir como Igreja e 4) Projeto diocesano de iniciação à vida cristã.
Ao refletir sobre o segundo capítulo, Dom Leomar explica que existe uma forma ordinária para formação de cristãos, principalmente nestes tempos de mudança de época, quando se tem o compromisso de recuperar o caminho para anunciar Jesus. Nesse sentido, a casa da iniciação à vida cristã deve ser o eixo que transforma toda a pastoral.


Galeria de fotos