Notícias - Diocese

Presidente e vice da Cáritas destacam trabalho de 45 anos
13/06/2017
Fundada em 14 de junho de 1972, a Cáritas Diocesana do Rio Grande completa 45 anos nesta quarta-feira (14 de junho). O presidente, padre Lino Mayer, e o vice-presidente, diácono Carlos Augusto Ricarte, comentam as ações da entidade, sua importante função na sociedade e os eventos comemorativos ao aniversário.
Padre Mayer destaca a Missa de Ação de Graças, que será realizada neste dia 17 de junho, às 19h na igreja Sagrada Família da cidade. No dia 20 de agosto, a Cáritas vai promover um almoço de confraternização na Igreja São Jorge. Ele adiantou que a Cáritas ainda vai promover uma palestra com tema social e caráter formativo.
Como funciona o trabalho
A Cáritas Diocesana tem por função orientar e capacitar diferentes grupos, como associações de bairro e das paróquias. Embora seja uma entidade católica que busque desenvolver a espiritualidade e trabalha muito o ecumenismo onde a vida está ameaçada, suas ações não são diretas. O trabalho capacita grupos para isso, a partir das orientações e da multiplicação de conhecimentos das entidades Cáritas Nacional e Regional.
Conforme o diácono Ricarte, um dos últimos cursos tratou da elaboração de projetos. "Trabalhamos com pastorais sociais, onde o poder público não consegue chegar", complementa o vice-presidente. Recentemente, Rio Grande recebeu seis agentes do Estado durante dois dias de formação.
Pastoral do Migrante
O presidente da Cáritas acrescenta que a entidade também participa das atividades da Pastoral do Migrante, como cursos de Língua Portuguesa, legalização, encaminhamento do mercado de trabalho e à universidade.

Galeria de fotos