Antes de viajar a Vale Vêneto, onde é pregador do Retido de Padres da Arquidiocese de Santa Maria (10 a 13 de julho), o Bispo da Diocese do Rio Grande, Dom Ricardo Hoepers, escreveu uma carta sobre a reforma da Casa de Formação Dom Frederico Didonet. Confira na íntegra:
Rio Grande, 08 de julho de 2017.
Queridos irmãos e irmãs, representantes das forças vivas da nossa Diocese
Primeiramente gostaria de agradecer por todo belo trabalho de evangelização que cada movimento realiza em nossa Diocese. São tantos carismas e tantos grupos que se reúnem em torno da fé em Jesus Cristo. Vemos com grande admiração essa disponibilidade e perseverança em manter viva a nossa Igreja Particular do Rio Grande.
Este permanente sopro do Espírito nos anima e nos dá forças, em nossas comunidades, em nossas Igrejas, em nossas famílias e em todos os lugares em que nos reunimos para rezar e aprofundar a nossa fé.
Sem sombra de dúvida, que a Casa de Formação Dom Frederico Didonet é um dos lugares mais amados e utilizados de nossa Diocese. Desde que foi construída, até nossos dias, foram milhares de pessoas que por ali passaram e realizaram sua experiência e seu encontro com Jesus, e isso transformou suas vidas.
Este espaço de encontros tem um lugar cativo no coração dos cristãos e, todos reconhecem a importância dessa Casa, na história da Igreja do Rio Grande e na vida de todos aqueles que por ela passaram.
Desde o momento em que cheguei na Diocese, percebi a importância da Casa de Formação e recebi inúmeros pedidos para que fosse dada uma atenção especial ao lugar, pois a situação da estrutura física da Casa de Formação está bem deteriorada pelo tempo, comprometendo o bom desenvolvimento dos encontros.
Depois de ter ouvido o povo de Deus, os Conselhos da Diocese e muitas opiniões com propostas para a Casa de Formação, decidi por bem, que, a partir do dia 01 de janeiro de 2018, ela será fechada para reforma, sem previsão de tempo para reabrir, de modo que todos os grupos que dependem desse espaço para a realização dos seus encontros deverão procurar um outro lugar para a agenda do próximo ano.
A Diocese não tem os recursos financeiros necessários para a reforma e, por isso, está procurando alternativas e pedindo a colaboração de todos os que se interessam pela Casa de Formação e tem um amor e carinho por ela, que ajudem com todas as suas forças e solidariedade para que possamos arrecadar fundos para essa intervenção.
Quanto mais nos unirmos, mais rápido poderemos recuperar esse lugar de sonhos e bênçãos, onde Deus já derramou tantas graças. Contamos com a ajuda, das Paróquias, das Comunidades, dos Movimentos, dos Setor Juventude, das pessoas que já passaram pela Casa de Formação para que se tornem um benfeitor e possa compor a lista daqueles que na História da Diocese serão os responsáveis pela recuperação da Casa de Formação.
Algumas pessoas até já sugeriram frases para ajudar na Campanha em prol a reforma da Casa de Formação:
Dê um pouco do que é teu para quem um dia te acolheu: Ajude a Casa de Formação!
Na Casa de Formação meu coração bateu mais forte: agora é minha vez de ajudar!
A Casa de Formação mora no meu coração: tô dentro pra ajudar!!!
Casa de Formação? Minha história, minha vida, meu apoio!
Que frase você diria para ajudar na Campanha para recuperar a Casa de Formação e fazer uma bela reforma e termos a alegria de fazer nossos encontros trazendo muitos eventos para nossa Diocese? Seja criativo e ajude a pensar formas de motivar os movimentos e as pessoas que tem alguma ligação afetiva com a nossa Casa de Formação. Não tem como abandonar quem primeiro nos amou...
Esperamos que todos se empenhem, organizem eventos dentro de suas paróquias e movimentos e participem da Campanha em prol da reforma que a Diocese irá iniciar.
Está em nossas mãos fazer com que a Casa de Formação volte a ser o lugar onde Deus possa soprar o seu Espírito e conquistar muitos corações com o seu AMOR.
+Ricardo Hoepers
Bispo da Diocese do Rio Grande