Notícias - Diocese

Dom Ricardo e o Conselho de Ordens e Ministérios divulgam carta
04/09/2017
Nesta segunda-feira, 4 de setembro, o Bispo da Diocese do Rio Grande, Dom Ricardo Hoepers, e o Conselho de Ordens e Ministérios emitiram uma carta direcionada a presbíteros e benfeitores do Seminário Santo Cura d Ars. Leia na íntegra:

Caros Presbíteros e benfeitores do seminário
Gostaríamos de comunicar a todos que os jovens Bruno Bonilha, Jorge Henrique Marques e Renan Soares Corrêa solicitaram o desligamento do processo formativo e deixaram de ser seminaristas da Diocese do Rio Grande.
Com isso, é importante esclarecer a comunidade que essa decisão dos jovens vem ao encontro de um dos objetivos da etapa formativa na qual eles faziam parte. No número 59 da Ratio Fundamentalis "o Dom da vocação Presbiteral", diz que a etapa propedêutica é um tempo de preparação de caráter introdutório, com vista à sucessiva formação sacerdotal, ou, ao invés, da decisão de trilhar outro caminho de vida.
A Diocese tem a obrigação de garantir todas as condições para que essa etapa ajude os jovens a encontrarem seu caminho num processo de discernimento contínuo. Para isso, foi criado o Conselho de Ordens e Ministérios que, do ponto de vista intelectual, espiritual e pastoral propôs durante esse ano, aulas (com padres e leigos), momentos de oração e direção espiritual, e experiências de missão nas paróquias. Do ponto de vista comunitário, foram organizados passeios, momentos de integração e de confraternização, graças ao apoio da Mesa Diretora e dos reitores.
Toda estrutura do seminário e sua manutenção foi direcionada para que os jovens tivessem todas as condições e todo o tempo para um amadurecimento na fé. O objetivo principal dessa etapa é a formação humana e cristã, de modo que seja qual for a decisão dos jovens ou da Diocese, eles possam dar continuidade ao seu caminho de fé, onde estiverem.
Às vezes, podemos cair na tentação de dizer que é tanto empenho, e são tantas pessoas e recursos destinados a um objetivo que traz tão poucos resultados. Mas é o contrário: tudo o que fazemos pelos jovens é uma semente do bem lançada no campo do mundo, onde acreditamos que o Reino de Deus vai sendo semeado, e Deus fará crescer no tempo dele: "Não desanimemos na prática do bem, pois, se não desfalecermos, ao seu tempo colheremos. Por conseguinte, enquanto temos tempo, pratiquemos o bem para com todos..."(Gl 6,9-10).
Com isso, queremos agradecer o empenho de todos, desejar sucesso aos jovens na sua nova etapa de vida. Aos formadores, professores, benfeitores e mesa Diretora agradeço a dedicação e, agora Deus nos chama para nos empenharmos ainda mais na Pastoral Vocacional e no zelo pelas vocações que virão.
Que Maria, Rainha dos Apóstolos, suscite muitas e santas vocações.

Rio Grande 04 de setembro de 2017.