I JORNADA MUNDIAL PELOS POBRES
DIOCESE DO RIO GRANDE
12-19 de novembro de 2017
Queridos Irmãos e irmãs,
Cristo, ontem, hoje e sempre: gratidão e missão.
“Meus filhinhos, não amemos com palavras nem com a boca, mas com obras e com verdade” (1Jo 3,18). Estas palavras do apóstolo João exprimem um imperativo de que nenhum cristão pode prescindir.
Com estas palavras o Papa Francisco nos motiva para realizarmos ações concretas para com os pobres em nossa Diocese. Desde que iniciei as Visitas Pastorais Missionárias tenho encontrado muita pobreza material e espiritual. Mas também tenho me impressionado que muitas pessoas estão além da linha da pobreza, vivendo em estado de miséria, quando a carência espiritual e material são acompanhadas pela doença e abandono. É impossível não se sensibilizar quando se entra em um barraco e lá se encontra um idoso, sozinho, doente, na cama, sem comida e sem ninguém. É impossível ficar alheio quando se depara com crianças descalças, sem escola, sem família, totalmente vulneráveis. Se eu fosse citar todas as cenas de pobreza que tenho gravado na minha memória talvez muitos se escandalizariam, pois algumas situações só se acredita vendo.
Com isso, quero responder com alegria esse olhar paterno do nosso pastor maior, o Papa Francisco, que tem os olhos e o coração voltados para os mais vulneráveis. Se, por um lado temos muita pobreza, por outro lado temos muitos gestos de solidariedade. Em nossa Diocese encontrei muitas pessoas que se dedicam voluntariamente pela causa dos mais necessitados.
A cada ano, neste tempo da Jornada Mundial pelos pobres, vamos destacar alguns gestos concretos que já são realizados para que a comunidade possa conhecer e apoiar. Assim, aproveitando a Visita Pastoral Missionária, gostaria de convidar todos os cristãos e os homens e mulheres de boa vontade para conhecer iniciativas de solidariedade e para participarem de momentos de oração e unidade dentro da Jornada Mundial pelos pobres proposta pelo Papa.
Que todas as comunidades celebrem em suas missas a temática proposta pelo Papa e convidem o povo em geral para que realizem gestos de solidariedade, convoquem para o voluntariado e, assim poderemos tornar nosso amor cheio de boas obras especialmente aos mais vulneráveis.
NOSSA PROGRAMAÇÃO :
12/11 – Domingo: 19h - Missa de Abertura da Jornada Mundial pelos Pobres e da Visita Pastoral, na Comunidade Nossa Senhora da Paz, na Barra.
14/11 – Terça-feira: 18h0 – Visita ao Projeto Marmitex Solidário, na Comunidade São Marcelino e 20h – Missa na Comunidade São Marcelino na Mangueira.
16/11 – Quinta-feira: 16h: visita ao Presídio: PERG e as 20h – Missa na comunidade Santos Anjos da Guarda, na Barra Nova.
17/11 – Sexta-feira: 16h – Missa da Saúde, na Igreja Santa Tereza, com a intenção de todos os doentes e vulneráveis.
19/11 – Domingo: 10h30 – Missa de abertura da Visita Pastoral na Igreja Nossa Senhora de Lourdes, no Bairro Bernadete, com o término da Semana Mundial pelos Pobres com a presença da Cáritas.
+DOM RICARDO HOEPERS
Bispo da Diocese do Rio Grande