Jovens catequistas desenvolvem atividades do Projeto Lectionautas
Os 13 catequistas que representam a Diocese do Rio Grande em Novo Hamburgo, onde acontece o Encontro de Formação do Projeto Lectionautas, teveram um dia cheio hoje. O programa oferece aos internautas itinerários e instrumentos para capacitá-los a serem discípulos missionários, mediante a escuta e anúncio da Palavra de Deus com o método da Lectio Divina, adaptada à linguagem jovem.
A Leitura Orante (Lectio Divina) é um método antigo na tradição cristã. Surgiu no século XIII com o monge Guigo, e seus quatro passos são preservados até hoje: leitura, oração, meditação e contemplação. A leitura tem por objetivo auxiliar a pessoa a realizar e viver o seu encontro pessoal com Jesus Cristo.
Em 2007, um documento oficial do magistério da Igreja Latino Americana reconheceu o método sistematizado da Leitura Orante. De acordo com o Documento de Aparecida, a Lectio Divina é um “novo modo de formar discípulos e missionários de Jesus”. O método ficou muito tempo restrito aos mosteiros, mas atualmente tem ganhado espaço na internet através dos jovens.
O evento acontece na paróquia Sagrado Coração de Jesus, no bairro Industrial de Novo Hamburgo.