A Pastoral de Educação da Diocese do Rio Grande realizará no dia 28 de novembro, terça-feira, das 18h às 21h, um Seminário de Educação com professores para debater a Identidade do Educador no Século XXI.
Um grupo de 50 professores de escolas públicas e particulares da Diocese do Rio Grande, realizou, de agosto a novembro, 4 oficinas para debater temas emergentes em Educação e que atingem diretamente as escolas, professores e estudantes. Os temas abordados no Ciclo de Oficinas foram: A cultura do encontro e da proximidade; Educação: um processo integral e humanizador; Pastoral da Educação e religação de saberes e Protagonismo Juvenil: um desafio para as comunidades educativas.
Diante dos estudos, foi criada a iniciativa do seminário para atingir um maior número de professores neste debate atual e contemporâneo. A Equipe Diocesana da Pastoral de Educação convida todos os professores interessados a participar no dia 28 de novembro, do Seminário, que será realizado no Salão de Atos do Colégio Marista São Francisco, das 18h às 21h.
Tema do Seminário: A Identidade do Educador no século XXI – debate sobre a identidade do educador católico no mundo contemporâneo. Como educar em um tempo líquido e de incertezas?
Mediadores: Dom Ricardo Hoepers – Bispo da Diocese do Rio Grande e o Prof. Leonardo Agostini – Coordenador do Curso de Filosofia da PUCRS.
Para o irmão Claudiano Tiecher, Coordenador da Pastoral de Educação na Diocese, o tema sinaliza a urgente necessidade de uma aproximação de qualidade entre o educando e o educador, que, conforme afirma o Papa Francisco, precisa “favorecer o crescimento de três línguas que uma pessoa madura deve falar: a língua da mente, a língua do coração e a língua das mãos”. Isso requer uma harmonia das três línguas, isto é pensar o que se sente e o que se faz; sentir bem o que se pensa e o que se faz; fazer bem o que se pensa e o que se sente, conclui, irmão Claudiano.
Observação: Hoje à noite haverá oficina no Colégio Marista, com 50 professores.